-
The state of knowledge of research on teacher education in the framework of the expansion of higher education in Brazil||O estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores no quadro da expansão da educação superior no Brasil
- Voltar
Metadados
Descrição
The text aims to present the state of knowledge of the Brazilian researches that deal with projects and programs developed in the context of the public policies of expansion of Higher Education and that specifically deal with teacher education. We considered the Brazilian academic productions registered in the Brazilian Digital Library of Dissertations and Theses identified from the descriptions 'expansion of higher education' and 'training of teachers' linked to all fields of search of the works. Fifteen studies were found and analyzed, and after reading the texts in full, the analytical corpus considered information about the context in which the research was developed, its objectives, theoretical references, methodologies and main results presented by the researcher. The data were systematized in synthesis tables in order to identify theoretical and methodological trends, production locus and objects of study in the interface with the presented results. The results of this work indicate a concentration of production in public universities, point out a plurality of theoretical inputs used and an emphasis on the use of documental analysis methodologies and case studies.||O texto tem como objetivo apresentar o estado do conhecimento das pesquisas brasileiras sobre projetos e programas desenvovidos no contexto das políticas públicas de expansão da Educação Superior e que tratam especificamente da formação de professores. Foram consideradas as produções acadêmicas brasileiras cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses identificadas a partir dos descritores ‘expansão da educação superior’ e ‘formação de professores’, vinculados a todos os campos de busca dos trabalhos. Foram encontrados e analisados 15 estudos e, após leitura dos textos na íntegra, o corpus analítico considerou informações sobre o contexto em que as pesquisas foram desenvolvidas, seus objetivos, referenciais teóricos, metodologias e principais resultados apresentados pelo pesquisador. Os dados foram sistematizados em quadros-síntese na perspectiva de identificar tendências teórico-metodológicas, locus de produção e objetos de estudo na interface com os resultados apresentados. Os resultados deste trabalho indicam uma concentração de produção nas universidades públicas, apontam uma pluralidade de aportes teóricos utilizados e uma ênfase na utilização de metodologias de análise documental e estudos de caso.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Nakayama, Barbara Cristina Moreira Sicardi | Tinti, Douglas da Silva
Data
27 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8057 | 10.5585/eccos.n46.8057
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 EccoS – Revista Científica
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 47 (2018): Economia política e educação; 253-272 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Knowledge State. University Expansion. Teacher Training. Institutional Policies and Programs. | Estado do Conhecimento. Expansão da Educação Superior. Formação de Professores. Políticas e Programas Institucionais.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion