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From prevention to the valuation of“portunhol”: testimony ofa disturbing experience ofsubjective decolonization||Do desprezo à valorização do “portunhol”: testemunho de uma perturbadora experiência de descolonização subjetiva
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Metadados
Descrição
In this article, the goal is to share a subjective decolonization experience. Hence the first-person narrative was imposed as a methodological requirement, at least in the testimonial section. The experience had important implications in the academic trajectory and postures of the author. The work is part of the theoretical perspective of decolonialism and aims to contribute to the aspect less debated in the pertinent literature: strategies of detachment from the rhetoric of modernity in its epistemic and subjective dimensions. It is proposed as an invitation to the peers interested in this current of thought, to identify in their itinerants and experiences, processes that reveal transformations, in the arduous collective task of decolonization of knowledge and being (MIGNOLO, 2010), and to externalize them. Such manifestations seem necessary for decolonial thinking to make its effects on practice, education, institutions, social transformations expected for a more just and humane world. ||Neste artigo, o objetivo é compartilhar uma experiência de descolonização subjetiva. Por isso a narrativa em primeira pessoa se impôs como exigência metodológica, ao menos na seção testemunho. A vivência teve implicações importantes na trajetória acadêmica e em posturas de quem escreve. O trabalho se inscreve na perspectiva teórica descolonial e pretende contribuir com o aspecto menos debatido na literatura pertinente: estratégias de desprendimento da retórica da modernidade nas suas dimensões epistêmica e subjetiva. Propõe-se como um convite aos pares interessados nessa corrente de pensamento, para que identifiquem em suas itinerâncias e vivências, processos reveladores de transformações, na árdua tarefa coletiva de descolonização do saber e do ser (MIGNOLO, 2010), e possam externá-los. Tais manifestações parecem necessárias para o pensamento descolonial faça sues efeitos na prática, na educação, nas instituições, nas transformações sociais necessárias a um mundo mais justo e humano.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Netto Machado, Ana Maria
Data
21 de março de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8310 | 10.5585/eccos.n45.8310
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 45: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação; 101-116 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Decolonization of knowledge and being. Subjective decolonization. Experience. Decolonial thinking. Social transformations. | Descolonização subjetiva. Descolonização do saber e do ser. Pensamento descolonial. Experiência. Transformações sociais.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion