-
The capoeira game: a decolonial pedagogy?||O jogo capoeira : uma pedagogia decolonial?
- Voltar
Metadados
Descrição
In this article, we look into the educational practices present in the game of Capoeira, and discuss the manner in which those practices configure a decolonial pedagogy, materialized in formative processes against the logic of oppression inherent to coloniality/modernity. To that effect, we take as object of analysis the works of a Capoeira teacher. Over five months, we have accompanied this teacher, methodologically employing participant observation, where we also employed semi structured interviews towards his students. Results infer that the game of Capoeira, strongly seated upon an African cosmogony, which constructs a sentiment of community belonging, produces decolonial educational processes as it problematizes racism, cultural differences and social inequalities, which results in operationalization of a intercultural pedagogy which counterpoints the colonial matrix of power and coloniality itself. ||Neste artigo analisamos as práticas educativas presentes no jogo da Capoeira, e discutimos como estas se configuram numa pedagogia decolonial, materializada em processos formativos contra a lógica de opressão da colonialidade/modernidade. Para tanto, tomamos como objeto de análise o trabalho de um professor de Capoeira. Durante cinco meses acompanhamos este professor, metodologicamente usando a observação participante na qual aplicamos também entrevista semiestruturada com seus alunos. Os resultados demonstraram que o jogo da Capoeira, fortemente assentado em uma cosmogonia africana, o que edifica um sentimento de pertença comunitária, produz processos educativos decoloniais por problematizarem o racismo, as diferenças culturais, e as desigualdades sociais, resultando na operacionalização de uma pedagogia intercultural em contraposição à matriz colonial de poder e à colonialidade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cordeiro, Albert Alan de Sousa | Araújo, Sônia Maria da Silva
Data
11 de abril de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8401 | 10.5585/eccos.n45.8401
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 45: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação; 137-154 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Capoeira. Decoloniality. Decolonial pedagogy. | Capoeira. Decolonialidade. Pedagogia Decolonial.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion