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THE CURRICULUM BY COMPETENCIES AND TEACHER’S WORK||O currículo por competências e o trabalho de professores
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Metadados
Descrição
Study on the implementation of the curriculum by competencies in a São Paulo’s state school, which maintains a partnership with a private company, considering the changes in the teacher’s work. The qualitative research has foundations on the study of a case, which emphasized the analysis of the teacher’s interviews. Their work is modified once the education is organized through the projects that are imposed by the State Department of Education seeking the adequacy of the subject’s contents to the treatment of emerging social problems. The teacher’s autonomy is struck regarding the development of the subject’s content and in the elaboration process of knowledge with the students. The knowledge remains fragmented and picked in a utilitarian manner according to the technical rationality logic and market context productivity. The teacher’s work is restructured for this logic reaffirmation, emphasizing the private sector principles and public space is weakening. Their act loses the political and individual expression.||Estudo sobre a implementação do currículo por competências em uma escola da rede estadual de São Paulo que mantém parceria com uma empresa, considerando as mudanças no trabalho de professores. A pesquisa qualitativa com fundamento no estudo de caso enfatizou a análise das entrevistas dos professores. O trabalho deles é modificado, uma vez que o ensino é organizado por meio de projetos impostos pela Secretaria de Estado da Educação para a adequação dos conteúdos das disciplinas ao tratamento de problemas sociais emergentes. A autonomia dos professores é atingida quanto ao desenvolvimento do conteúdo da sua disciplina e no processo de elaboração do conhecimento com os estudantes. O conhecimento é fragmentado e selecionado de maneira utilitária de acordo com a lógica da racionalidade técnica e da produtividade do âmbito mercadológico. O trabalho dos professores é reestruturado para a reafirmação de tal lógica, privilegiando os princípios do setor privado e o enfraquecimento do espaço público. A atuação deles perde expressão política coletiva e individual.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pires, Joelma Lúcia Vieira
Data
8 de outubro de 2018
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/14489 | 10.23925/1809-3876.2018v16i3p566-593
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Revista e-Curriculum
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 16 No. 3 (2018); 566-593 | Revista e-Curriculum; v. 16 n. 3 (2018); 566-593 | 1809-3876
Assuntos
Currículo por competências | Trabalho docente | Educação Básica | Curriculum by competencies. Teacher work. Basic Education.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion