Descrição
O trabalho relata o processo de desenvolvimento e teste de oficinas de rádio que integraram demandas do programa “Rádio Escola” do MEC com referenciais internacionais de mídia-educação. O diálogo entre o programa e as demandas se justifica pela necessidade de integrar a escola ao movimento internacional de promoção do engajamento cívico de jovens, empoderando os agentes escolares, através da aquisição de habilidades de media literacy. O objetivo foi sugerir aprimoramentos para a política das rádios escolares do Programa Mais Educação do MEC, integrando-as ao contexto mais amplo da educação para a mídia e da cultura digital. A metodologia consistiu num estudo de campo para observar diretamente as atividades propostas a um grupo específico. O trabalho se fundamenta nos conceitos-chave da mídia-educação e nos multiletramentos. Os dados foram coletados durante a realização das oficinas, utilizando-se de três instrumentos: material produzido pelos participantes, diário de campo e questionário de avaliação, ao final do último encontro. Os dados foram avaliados segundo três categorias: engajamento na proposta, qualidade das produções, percepções dos participantes no que se refere à relevância e viabilidade da proposta. Os resultados permitiram mapear habilidades desenvolvidas com as oficinas e modos de integrar a escola ao contexto mais amplo da cultura digital, usando a linguagem radiofônica.