-
SCHOOL INCLUSION AND TEACHERS CHALLENGES: a study of the Brazilian panorama in the interdisciplinary perspective||INCLUSÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DOCENTES: um estudo do panorama brasileiro na perspectiva interdisciplinar
- Voltar
Metadados
Descrição
The academic debate about a proposal for school inclusion has been widely diversified in search for focus of analysis that sustains and amplifies alternatives to insert people with special needs from an early age in the regular system of education. Thus, among the focus of the debate it is included the preparation of the educational environment, as well as the need for teacher training in the process. Being so, the objective of this study is to produce reflections based on the analysis of Brazilian textual production about school inclusion, highlighting the main challenges that surround the formation and the teaching performance. For this, a systematic review of the Brazilian publications available in the Portal of Scopus Journals regarding the theme was carried out. It is noteworthy that the studies dealt with the most diverse topics; the authors of the analyzed studies have researched methodologies, public policies and pedagogical practices that involve the inclusion proposals. Regarding the challenges, the analyzed studies show that for a training of teachers who work from an inclusion perspective, there are few approaches and they require more in-depth studies. The study pointed out that there are few approaches about the importance of the interdisciplinary perspective in the training and updating of teachers focusing on the process of inclusion of people with special needs. ||O debate acadêmico sobre a proposta de inclusão escolar tem se diversificado em busca de focos de análise que fundamentem e ampliem as alternativas para inserir as pessoas com necessidades especiais, desde cedo, no sistema regular de ensino. Desse modo, entre os focos desse debate estão a preparação do ambiente educacional, bem como as necessidades de formação de professores que atuarão neste processo. Assim, o objetivo deste estudo é realizar reflexões a partir da análise da produção textual brasileira sobre inclusão escolar, destacando os principais desafios que cercam a formação e a atuação docente. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática das publicações brasileiras disponíveis no Portal de Periódicos Scopus referente ao tema. Nota-se que os estudos abordados tratam das mais diversas temáticas; os autores dos trabalhos analisados têm pesquisado metodologias, políticas públicas e práticas pedagógicas que envolvem as propostas de inclusão. Com relação aos desafios, os trabalhos analisados mostram que para a formação dos docentes que atuam sob a perspectivada inclusão, existem poucas publicações, o que demanda estudos mais aprofundados. O estudo apontou que há poucas abordagens sobre a importância da perspectiva interdisciplinar na formação e atuação de professores, com o foco no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Netto, Daiane | Cassal, Janete Beatriz Krüger | Candido, João Ernesto Pelisari
Data
3 de abril de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade; n. 12 (2018): INTERDISCIPLINARIDADE; 66-82 | 2179-0094
Assuntos
Inclusão escolar | Desafios docentes | Interdisciplinaridade. | School inclusion | faculty challenge | Interdisciplinarity.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion