-
Challengeofcontinued training in environmental approaches in aninterdisciplinary perspective||DESAFIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ABORDAGENS ACERCA DO MEIO AMBIENTE EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
- Voltar
Metadados
Descrição
The objective of this study was to identify the subsidies provided by continuing education related to the theme Environment and Interdisciplinarity.The research, with a qualitative-quantitative approach, was developed with teachers from the final years of elementary school in a public school in Uruguaiana/RS. A questionnaire with open and closed questions was used as a data collection tool. The data obtained in this research were supported by the technique of discourse analysis and indicated the fragility in relation to the approach and development of the theme Environment and interdisciplinarity in the classroom. They also pointed out the need for investment in the improvement of teachers through continuing education. We concluded that it is imperative that the educational system adopts a new posture, providing continuous training based on proposals that contemplate different areas of training and that aim to overcome the limitations related to the Environment and interdisciplinarity. ||O objetivo geral deste estudo foi o de identificar os subsídios oportunizados pela formação continuada relacionada ao tema Meio Ambiente e Interdisciplinaridade. A pesquisa, com abordagem quali-quantitativa, foi desenvolvida com professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Uruguaiana/RS. Como ferramenta de coleta de dados foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas. Os dados obtidos nesta pesquisa foram amparados pela técnica análise de discurso e indicaram uma certa fragilidade em relação à abordagem e desenvolvimento do tema Meio Ambiente e interdisciplinaridade em sala de aula. Assinalaram também a necessidade de investimento no aprimoramento dos docentes por meio de formação continuada. Concluímos ser imprescindível que o sistema educacional adote uma nova postura, proporcionando a formação continuada edificada em propostas que contemplem distintas áreas de formação e que vise superar as limitações relacionadas ao Meio Ambiente e da interdisciplinaridade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Folmer, Vanderlei | Pessano, Edward Frederico Castro | Viçosa, Débora Lopes | Soares, Emerson de Lima | Viçosa, Cátia Silene Carrazoni Lopes
Data
3 de abril de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade; n. 12 (2018): INTERDISCIPLINARIDADE; 83-102 | 2179-0094
Assuntos
Environment. Interdisciplinarity. Continuing Education. | Meio ambiente. Interdisciplinaridade. Formação continuada.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion