-
No time to be a body: an experience in teacher training||Sem tempo de ser corpo: uma experiência da formação de professores
- Voltar
Metadados
Descrição
The central axis of this article is the aesthetic education of teachers, concentrating on their initial formation and highlighting experiences developed in the discipline Body and Movement of a Pedagogy course, a locus of research. From the studies related to aesthetic education and corporeality, we analyze aspects that support the corporal work carried out in this discipline, highlighting the participants’ testimonies, collected in questionnaires applied at the end of the course, in order to highlight the impacts of the experiences in their formation. Here, we highlight aspects related to the field of teacher training and its tensions, taking the issues of the body as central and articulating them with the aesthetic formation, understood in its relation with the sensitive (DUARTE JR, 2006; LOPONTE, 2017). The body and the experiences of the sensitive field are considered as powerful aspects and devices for understanding the integration perspectives between the sensitive and intellective dimensions in teacher training.||O eixo central deste artigo é a educação estética de professores, concentrando-se em sua formação inicial e destacando experiências desenvolvidas na disciplina Corpo e Movimento, de um curso de Pedagogia, lócus da pesquisa. A partir dos estudos ligados a educação estética e a corporeidade, analisamos aspectos que fundamentam o trabalho corporal realizado na referida disciplina, destacando depoimentos dos participantes, recolhidos em questionários aplicados ao fim do curso, com vistas a evidenciar os impactos das experiências em sua formação. Aqui, pomos em destaque aspectos referentes ao campo da formação de professores e suas tensões, tomando as questões do corpo como centrais e articulando-as com a formação estética, compreendida em sua relação com o sensível (DUARTE JR, 2006; LOPONTE, 2017). O corpo e as experiências do campo do sensível são considerados como aspectos e dispositivos potentes para compreender as perspectivas de integração entre as dimensões sensíveis e intelectivas na formação docente.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Guedes, Adrianne Ogêda
Data
2 de outubro de 2018
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4460 | 10.18316/recc.v23i2.4460
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Educação, Ciência e Cultura
Fonte
Educação, Ciência e Cultura; v. 23 n. 2 (2018); p. 97-105 | 2236-6377
Assuntos
Body Awareness | Teacher Training | Aesthetic Education. | Consciência Corporal | Formação de Professores | Educação Estética.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion