-
Teachers/researchers education: contributions and implications of the cartographic method for research in education||Formação de professores/as pesquisadores/as: contribuições e implicações do método cartográfico para as pesquisas em educação
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper shows theoretical reflections about the educational field in postmodernity, and the contributions of the social cartography method for research in education, considering teacher/researcher education. It aims to discuss the contributions and implications of the cartographic method for the formative processes in the educational field thoroughly the analysis of following aspects: the genesis of the cartographic method and its main characteristics; the difference of traditional cartography and social cartography; the role of the teacher/researcher in the cartographic method; basic principles of cartographic research and the challenges that are presented in the educational field, especially in educational qualitative research. As a methodological perspective, the research was based on a bibliographical approach in order to present the genesis and your contributions to the way of doing involved/engaged in the educational field from the theoretical dialogue. In view of these dialogues, we point out that the cartographic method contributes to the education of teachers/researchers in the sense of promote the formative and self-formative process as move to think and experiment with new methodological decisions and to search for singularities, contextual narratives and inventive paths in the adventure of researching. These processes described in clues imply to seek out ways to escape grids and homogenizing narratives for to take risks displacing points of view considered correct and appropriate to the methodological decisions adopted, and that enables us to infect so many other researchers, as much like us, that we seek new paths and new looks in education research.||Este artigo apresenta reflexões teóricas acerca do campo educacional na pós-modernidade e as contribuições do método da cartografia social para as pesquisas em educação, considerando a formação de professores/as-pesquisadores/as. Tem como objetivo central discutir as contribuições e as implicações do método cartográfico para os processos formativos no campo educacional, perpassando: a gênese do método cartográfico e suas principais características; a diferenciação da cartografia tradicional e da cartografia social; o papel do professor/a-pesquisador/a no método cartográfico; os princípios básicos da pesquisa cartográfica; e os desafios que se apresentam no campo educacional, em especial da pesquisa qualitativa em educação. Como perspectiva metodológica, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, a fim de apresentar o método, sua gênese e contribuições para um fazer implicado/engajado no campo educacional a partir do diálogo teórico. Diante desses diálogos, apontamos que o método cartográfico contribui para a formação de professores/as-pesquisadores/as no sentido de promover o processo formativo e autoformativo à medida que nos desloca a pensar e a experimentar novas decisões metodológicas de modo a buscar singularidades, narrativas contextuais e inventivos caminhos na aventura de pesquisar. Estes processos descritos em pistas implicam em buscar saídas para escapar de grades e narrativas homogeneizadoras e correr riscos ao deslocar pontos de vista tidos como certos e adequados às decisões metodológicas adotadas, e que nos possibilite contagiar tantos outros/as pesquisadores/as, que, como nós, buscam novos caminhos e novos olhares na pesquisa em educação.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Silva, Ana Lúcia Gomes | da Costa, Váldina Gonçalves | Pereira, Diego Carlos
Data
2 de outubro de 2018
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4370 | 10.18316/recc.v23i2.4370
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Educação, Ciência e Cultura
Fonte
Educação, Ciência e Cultura; v. 23 n. 2 (2018); p. 13-27 | 2236-6377
Assuntos
Teacher/Researcher Training | Educational Research | Cartographic Method. | Formação do Professor-pesquisador | Pesquisa em Educação | Método Cartográfico.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion