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The education and the task of culture, solidarity and personality formation||La educación y la tarea de formación de la cultura, la solidaridad y la personalidad||A educação e a tarefa de formação da cultura, da solidariedade e da personalidade
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Metadados
Descrição
This article discusses, according to Habermas’ theory of communicative action, the role of school education in face of the tasks of appropriation and reconstruction of cultural knowledge, development of solidarity ties and stabilization of a personal identity. We argue that learning processes play a fundamental role in the maintenance and reproduction of the so called structural components of the lifeworld – culture, society and personality. Therefore, it’s up to the educational institution to assess and guide the processes of teaching and learning as from the perspective of understanding the symbolic structure of knowledge, of the reconstruction of cultural knowledge and formation to responsibility and solidarity, as well as assisting the formation of a personal identity more decentered and more suited to the challenges of today's world.||Este artículo analiza, desde la teoría de la acción comunicativa de Jürgen Habermas, el papel de la formación escolar delante de las tareas de asimilación y de reconstrucción del saber cultural, de desarrollo de los lazos de solidaridad y de estabilización de una identidad personal. Se argumenta que los procesos de aprendizaje desempeñan un papel fundamental en el mantenimiento y en la reproducción de los componentes estructurales del mundo de la vida – cultura, sociedad y personalidad. Por lo tanto, es función de la institución educativa evaluar y orientar los procesos de enseñanza y aprendizaje en la perspectiva de la comprensión de la estructura simbólica del conocimiento, de la reconstrucción de los saberes culturales y de la formación a la responsabilidad y a la solidaridad, bien como contribuir en la formación de identidades personales más descentradas y que más se adapten a los retos del mundo de hoy.||Este artigo discute, a partir da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas, o papel da formação escolar diante das tarefas de apropriação e de reconstrução do saber cultural, de desenvolvimento dos laços de solidariedade e de estabilização de uma identidade pessoal. Argumenta-se que os processos de aprendizagem possuem papel fundamental na manutenção e na reprodução dos componentes estruturais do mundo da vida – cultura, sociedade e personalidade. Por conseguinte, cabe à instituição escolar avaliar e orientar os processos de ensino e de aprendizagem na perspectiva da compreensão da estrutura simbólica do conhecimento, da necessária reconstrução dos saberes culturais e da formação à responsabilidade e à solidariedade, bem como auxiliar na formação de identidades pessoais mais descentradas e mais condizentes com os desafios do mundo atual.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Casagrande, Cledes Antonio | Boufleuer, José Pedro
Data
29 de maio de 2018
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24727 | 10.15448/1981-2582.2018.1.24727
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Educação
Fonte
Educação; Vol. 41 No. 1 (2018): Dossier – The construction of teacher professionalism: the person in formation; 135-144 | Educação; Vol. 41 Núm. 1 (2018): Dossier - La construcción de la profesionalidad docente: la persona en formación; 135-144 | Educação; v. 41 n. 1 (2018): Dossiê – A construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação; 135-144 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2018.1
Assuntos
Education. Culture. Solidarity. Identity. Communicative action. | Educación. Cultura. Solidaridad. Identidad. Acción comunicativa. | Educação. Cultura. Solidariedade. Identidade. Agir comunicativo.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Teorias da educação