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Extension of school day and homework: crossed denouncements||Ampliación de la jornada escolar y deber de casa: denuncias cruzadas||Ampliação da jornada escolar e dever de casa: denúncias cruzadas
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Metadados
Descrição
Many programs to extend the school day in primary school are being developed in Brazil in the format known as shift and countershift. In this scenario, several controversies have surfaced regarding homework. These controversies express broader challenges regarding the implementation of these programs and the practice of homework in our school tradition. Thus, the issues related to homework "denounce" inherent challenges to the way full time school programs are being implemented; and the implementation of full-time programs ends up "denouncing" challenges related to homework, which precede the policies to extend school day. The purpose of this article is to analyze these "cross-denunciations", using data collected in university outreach and research activities developed in the Metropolitan Region of Belo Horizonte.||Muchos programas de ampliación de la jornada escolar en la enseñanza fundamental han sido desarrollados, en Brasil, en el formato conocido como turno y contra turno. En ese escenario, varias polémicas han surgido respecto a los deberes de casa. Tales polémicas expresan desafíos más amplios relativos a la implementación de esos programas ya la propia práctica de los deberes de casa en nuestra tradición escolar. Así, las cuestiones relativas al deber de casa "denuncian" desafíos inherentes al modo en que la escuela de tiempo completo ha sido implementada; Y la implantación de los programas de tiempo completo acaba por "denunciar" desafíos relativos al deber de casa, que anteceden a las políticas de ampliación de la jornada. El objetivo del artículo es analizar esas "denuncias cruzadas", utilizando datos recogidos en actividades de extensión universitaria y de investigación desarrolladas en la Región Metropolitana de Belo Horizonte.||Muitos programas de ampliação da jornada escolar no ensino fundamental têm sido desenvolvidos, no Brasil, no formato conhecido como turno e contraturno. Nesse cenário, diversas polêmicas surgiram a respeito dos deveres de casa. Tais polêmicas expressam desafios mais amplos relativos à implementação dos programas e à própria realização desses deveres na tradição escolar. Assim, as questões relativas ao dever de casa “denunciam” desafios inerentes ao modo como a escola de tempo integral tem sido implementada; e a implantação dos programas de tempo integral acaba por “denunciar” desafios relativos ao dever de casa, que antecedem as políticas de ampliação da jornada. O objetivo do artigo é analisar essas “denúncias cruzadas”, utilizando dados recolhidos em atividades de extensão universitária e de pesquisa desenvolvidas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Resende, Tânia de Freitas
Data
29 de maio de 2018
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/27605 | 10.15448/1981-2582.2018.1.27605
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Educação
Fonte
Educação; Vol. 41 No. 1 (2018): Dossier – The construction of teacher professionalism: the person in formation; 113-122 | Educação; Vol. 41 Núm. 1 (2018): Dossier - La construcción de la profesionalidad docente: la persona en formación; 113-122 | Educação; v. 41 n. 1 (2018): Dossiê – A construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação; 113-122 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2018.1
Assuntos
Full time school. Homework. “Shift and countershift”. | Escuela de tiempo completo. Deberes de la casa. Turno y contraturno. | Escola de tempo integral. Dever de casa. Turno e contraturno.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Relação família-escola; Teorias e culturas da educação.