-
Teachers’ professional development in contemporaneity: transformative implications for being and doing||El desarrollo profesional docente en la contemporaneidad: implicaciones transformadoras para el ser y el hacer||O desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: implicações transformadoras para o ser e para o fazer
- Voltar
Metadados
Descrição
This study presents a theoretical dialogue about professional teacher development and its implications for teacher learning in an integrated perspective between the person/professional and theory/practice binomials. The objective was to reflect on the different aspects that make up the professional development and the possibilities of transformation for quality in the continuous education of teachers. The study is characterized as a qualitative bibliographical research, about the authors discussions based on the readings of the different materials. It was possible to understand that the continuous education of teachers needs to be rethought and be more developed taking into account the bases that support the actions of educational institutions. Professional development, through this bias, assumes an important role in the constitution of spaces that provide active listening, the understanding of the other and the perception of complexity as the comprehension of the whole, from individual and collective needs.||Este estudio presenta un diálogo teórico acerca del desarrollo profesional docente y sus implicaciones para el aprendizaje de los profesores en una perspectiva integrada entre los binomios persona/profesional y teoría/práctica. El objetivo fue reflexionar sobre los distintos aspectos que componen el desarrollo profesional y las posibilidades de transformación para la calidad en la formación continuada de los profesores. El estudio se caracteriza como una investigación bibliográfica, de cuño cualitativo, a partir de las discusiones entre los autores, basadas en las lecturas de los distintos materiales. Es posible comprender que la formación continuada de profesores necesita ser repensada y ser más desarrollada teniendo en cuenta las bases que fundamentan las acciones de las instituciones de enseñanza. El desarrollo profesional, por ese sesgo, desempeña un papel importante en la constitución de espacios que proporcionan la escucha activa, el entendimiento del otro y la percepción de la complejidad como la comprensión del todo, a partir de las necesidades individuales y colectivas.||Este estudo apresenta um diálogo teórico acerca do desenvolvimento profissional docente e de suas implicações para a aprendizagem dos professores em uma perspectiva integrada entre os binômios pessoa/profissional e teoria/ prática. Tem como objetivo refletir sobre os distintos aspectos que compõem o desenvolvimento profissional e sobre as possibilidades de transformação para a qualidade na formação contínua dos professores. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, a partir das discussões entre os autores embasadas nas leituras dos distintos materiais. Conclui que a formação continuada de professores precisa ser repensada e desenvolvida levando em conta as bases que fundamentam as ações das instituições de ensino. O desenvolvimento profissional, por esse viés, assume papel importante na constituição de espaços que proporcionam a escuta ativa, o entendimento do outro e a percepção da complexidade enquanto compreensão do todo, a partir das necessidades individuais e coletivas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
dos Santos, Bettina Steren | Spagnolo, Carla | Stöbaus, Claus Dieter
Data
29 de maio de 2018
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29721 | 10.15448/1981-2582.2018.1.29721
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Educação
Fonte
Educação; Vol. 41 No. 1 (2018): Dossier – The construction of teacher professionalism: the person in formation; 74-82 | Educação; Vol. 41 Núm. 1 (2018): Dossier - La construcción de la profesionalidad docente: la persona en formación; 74-82 | Educação; v. 41 n. 1 (2018): Dossiê – A construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação; 74-82 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2018.1
Assuntos
Professional development. Teaching. Person. Professional. | Desarrollo profesional. Docencia. Persona. Profesional. | Desenvolvimento profissional. Docência. Pessoa. Profissional.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pessoa e Educação