-
Childhood education in latin american countries: a study about the education obligation beyond Brazil||Educación de la primera infancia en países de América Latina: un estudio sobre educación obligatoria más allá de Brasil||A educação infantil nos países da américa latina: um estudo sobre a obrigatoriedade do ensino para além do Brasil
- Voltar
Metadados
Descrição
The Federal Law 12,796 (BRAZIL, 2013a) inserts the compulsory education for children from four years old and, as a recent measure, although for some time debated in the Brazilian educational context, it is important to recognize if this movement follows what happens in other Latin American countries. Thus, the objective was to discuss the early childhood education obligation in Latin America, identifying intentions, reasons and the extension developments of required registration for children, with special focus on two countries, Argentina and Uruguay. It is a theoretical, research, which includes a theoretical study of literacythat discusses the mandatory early childhood education in some Latin American countries. In general, early childhood education is not appear as an important stage of child development and human formation, reserving itself for two years (in most countries)prior to primary education investments in jobs and attending visits.||La Ley Federal 12.796 (BRASIL, 2013a) inserta la escuela obligatoria para niños a partir de 4 años de edad y, como medida reciente, aunque ya se ha debatido durante algún tiempo en el contexto educativo brasileño, es importante reconocer si este movimiento acompaña al eso sucede en otros países latinoamericanos. En vista de esto, el objetivo era problematizar la obligación de la educación de la primera infancia en América Latina, identificar intencionalidades, justificaciones y consecuencias de la extensión de la matrícula obligatoria para los niños, con especial énfasis en dos países: Argentina y Uruguay. Esta es una investigación teórica, que contempla un estudio teórico de literatura que discute la obligación de la educación de la primera infancia en algunos países latinoamericanos. En general, la educación de la primera infancia no aparece como una etapa importante del desarrollo infantil y la formación humana, y las inversiones en vacantes y asistencia están reservadas para los 2 años (en la mayoría de los países) previos a la educación primaria.||A Lei Federal 12.796 (BRASIL, 2013a) insere a obrigatoriedade escolar para as crianças a partir dos 4 anos de idade e, como medida recente, embora já debatida há algum tempo no contexto educacional brasileiro, torna-se importante reconhecer se esse movimento acompanha o que acontece em outros países da América Latina. Diante disso, o objetivo foi problematizar a obrigatoriedade da educação infantil na América Latina, identificar intencionalidades, justificativas e desdobramentos da extensão da matrícula obrigatória para as crianças, com foco especial em dois países: Argentina e Uruguai. Trata-se de pesquisa de cunho teórico, contemplando estudo teórico de literatura que discute a obrigatoriedade da educação infantil em alguns países da América Latina. De modo geral a educação infantil não figura como etapa importante do desenvolvimento infantil e da formação humana, reservando-se para os 2 anos (em grande parte dos países) anteriores ao ensino fundamental os investimentos em vagas e atendimentos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Sene, Fernanda Teodoro Mérida | Lira, Aliandra Cristina Mesomo
Data
9 de abril de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/38091 | 10.14393/v24n2a2017-02
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Ensino em Re-Vista
Fonte
Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24 n. 2 (Jul./Dez. 2017); 317-343 | Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24 n. 2 (Jul./Dez. 2017); 317-343 | Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24 n. 2 (Jul./Dez. 2017); 317-343 | 1983-1730 | 0104-3757
Assuntos
Educação Infantil | América Latina | Obrigatoriedade do ensino | Argentina | Uruguai | Early Childhood Education | Latin America | Compulsory Teaching | Argentina | Uruguay | Educación Infantil | América Latina | Enseñanza obligatoria | Argentina | Uruguay
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion