Descrição
Temos o objetivo de discorrer sobre os caminhos percorridos por bacharéis à docência no Ensino Superior, em especial, sobre como a pós-graduação influenciou nas trajetórias que os conduziram à docência, considerando que, nesse percurso, imagens e experiências sobre ser professor se constroem e contribuem para suas ações como docentes. Questionamos o que tem conduzido um profissional com formação em curso de bacharelado a exercer a profissão docente. Realizamos uma pesquisa qualitativa com base na metodologia da Entrevista Compreensiva com treze professores com formação em bacharelado que atuam como docentes no Ensino superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A Entrevista Compreensiva foi a metodologia eleita por considerá-la capaz de possibilitar a compreensão da multiplicidade de sentidos que conduziram os bacharéis a atuarem como docentes, assim como auxiliará o entendimento sobre às relações entre a sua formação como Bacharel e o exercício da docência universitária. Por meio das análises das falas dos entrevistados, pode ser percebido que os professores relatam sobre a importância da Pós-graduação para a docência universitária, considerando-a como caminho que conduz o bacharel a profissão docente, embora haja a necessidade da ampliação da discussão sobre o atual perfil formativo dos programas de Pós-graduação no Brasil.