Descrição
Este artigo objetiva uma reflexão sobre a importância da leitura nos anos iniciais para a aquisição da linguagem e para formação de leitores com o hábito de ler desde o início de sua vida escolar. Considerando a leitura como um mecanismo indispensável no processo de aprendizagem e uma fonte inesgotável de pesquisa, recorreu-se a diversos textos para um apoio teórico para esta proposta de trabalho como as teorias de Vygotsky (1991), da Análise do Discurso, com Bakhtin (1929), e da Linguística Textual, Koch e Elias (2006) em Ler e compreender: os sentidos do texto, Aguiar e Bordini da Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas (1998) dentre outros. Foram consultadas como embasamento a questão se a leitura é estimulada em sala desde sua apresentação pelo professor desde os primeiros anos escolar. É evidente que há uma grande falta de conscientização da sociedade sobre o papel da leitura em seus diversos contextos e também o quanto a mesma é essencial para desenvolvimento intelectual da criança em seus diversos aspectos e possibilidades.