Descrição
o artigo consiste em analisar como o gameGuitarHero Live tenta proporcionar aos jogadores a sensação de estar no palco de um grande show de rock. Nesta versão de 2015 da famosa franquia da Activision, o joystick em formato de guitarra ganhou algumas alterações, permitindo que os movimentos das mãos dos jogadores ficassem ainda mais similares aos dos músicos que dominam o instrumento. Outra inovação do game é o destaque para o vídeo, no qual a câmera do jogo passa a ser em primeira pessoa, buscando promover percepção de estar em cima de um palco, além de tentar proporcionar uma interação com roadies, produtores e, principalmente, com companheiros de banda e público, que são interpretados por atores reais e atuam diretamente no gameplay. Para nossa análise, autores como Huizinga (2000) e Caillois (1990), McHaram (2003) e Murray (2003) são fundamentais para que possamos compreender como o game tenta envolver emocionalmente seus jogadores, aodiminuir a distância crítica entre a fantasia e a realidade, para criar a ilusão de queestão tocando um instrumento de verdade em um show ao vivo.