Descrição
Propõe-se aproximar alguns dados resultantes de três pesquisas que objetivaram estudar as sociabilidades de crianças em contextos urbanos: a primeira em bairros de três diferentes cidades, Paris (França), Londres (Reino Unido) e São Francisco (Estados Unidos). A segunda, em um bairro de Curitiba, com crianças de escolas situadas em 4 diferentes regiões do bairro (escolas de Perfil 1 e 2 e situadas em regiões consideradas como centrais do bairro e com maior quantidade de famílias com melhores condições socioeconômicas e de Perfil 3 e 4, situadas em regiões do bairro próximas ou dentro de áreas de vulnerabilidade social e tendo maior quantidade de famílias com menores condições socioeconômicas). A terceira pesquisa foi com crianças de 9 bairros situados em 9 regionais da cidade de Curitiba. Nas três pesquisas a relação das crianças com o bairro e com a cidade revela infâncias muito diferenciadas socialmente. Esse processo varia sensivelmente a depender do meio social, das condições econômicas, e do local de moradia das crianças em determinadas regiões do bairro. Enquanto as crianças curitibanas utilizam primeiramente os espaços comerciais do bairro, as crianças parisienses, londrinas e americanas estão envolvidas em atividades extraescolares.