Descrição
The dramatic truth is a matter that has been very examined by people who works with dramatic arts. This article operates a comparison between the theories of Stanislavski and Peter Brook about the conception of the dramatic truth, term usually used by both directors to refer to a one certain essential expressive quality to the actor’s work. Through an examinations of their methodological procedures, theatre conceptions and esthetics options, the aim here is argue where the both theories harmonize each other or not in the dramatic truth point.||A verdade teatral é um tema freqüentemente discutido por artistas e pesquisadores de teatro, como também alvo de uma constante busca por aqueles que se dedicam com um mínimo de seriedade ao fazer teatral. Com o intuito de realizar uma refl exão sobre a questão da verdade teatral, este artigo opera uma comparação entre as teorias dos diretores Konstantin Stanislavski e Peter Brook, sob a ótica do conceito de verdade, termo freqüentemente utilizado por ambos para referirem-se a uma certa qualidade expressiva essencial ao trabalho do ator. O objetivo deste artigo é discutir, ao longo de uma análise de seus procedimentos metodológicos, concepções de teatro e opções estéticas, em que pontos ambas as teorias se contrapõem ou se encontram na questão da verdade teatral.