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A via nostálgica do modernismo
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Metadados
Descrição
Os pressupostos que guiaram o modernismo, tais como a crença no progresso e a ideia de utopia, viram-se esvaziados por volta de meados do século XX. No pós-guerra, com o advento do pós-modernismo, vários desses pressupostos foram resgatados, desta vez em chave crítica, visando denunciar os mitos fabricados pelo modernismo. Não demorou, contudo, para que o próprio pós-modernismo se esvaziasse de sentido. No entanto, ambos os conceitos e posturas conservam certas potencialidades que ainda podem ser resgatadas, apontado assim para a possibilidade de continuidade de certa via do modernismo. Uma dessas possibilidades de reativação passa pelo conceito de nostalgia, capaz de apontar para um novo conceito de temporalidade, terreno fértil para o reexame do modernismo. Ao fim do artigo, tenta-se apontar o quanto esses conceitos e posturas podem sugerir um novo modo de compreender o modernismo no Brasil.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rizek, João G.
Data
30 de junho de 2017
Formato
Identificador
https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/article/view/26325 | 10.47146/rbm.v30i1.26325
Idioma
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Música
Fonte
Brazilian Journal of Music; Vol. 30 No. 1 (2017): Multicânone e processo civilizatório; 239-250 | Revista Brasileira de Música; Vol. 30 Núm. 1 (2017): Multicânone e processo civilizatório; 239-250 | Revista Brasileira de Música; v. 30 n. 1 (2017): Multicânone e processo civilizatório; 239-250 | 0103-7595 | 10.47146/rbm.v30i1
Assuntos
Modernismo | pós-modernismo | nostalgia | arte século XX | estética | crítica das artes
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Revisado por pares | Peer-reviewed