-
AT THE BODY OF (CON)TEXT: OF DAILY TIME, SPECTACULAR TIME||NO CORPO DO (CON)TEXTO: DO TEMPO COTIDIANO, DO TEMPO ESPETACULAR
- Voltar
Metadados
Descrição
The text addresses the body in relation to the daily time, the context and the spectacular time, reflection anchored in the theories of authors such as Katz & Greiner (2002), Rodrigues (1975), Mauss (2002), Foucalt (1987), Gil (2004) and others. It is possible to consider that the corporeal materialization produces an assertion of the principles and values collectively instituted by the social spheres, as well as feeds the creation of new paradigms and, with this, demonstrates the unique importance that the body assumes for the understanding of the different societies. The context of artistic creation in the performing arts shows itself as fertile ground for the expressiveness of the subjects, for the projection of new ideas and even for the invention of new corporal behavioral modes, which does not diminish the corporal-contextual relation, on the contrary, strengthens the idea that before they exist in a certain way, they are, body and context, in constant movement, in daily time or in spectacular time, giving back and signifying new ways of being and being in society.||O texto aborda o corpo em relação ao tempo cotidiano, o contexto e o tempo espetacular, reflexão ancorada nas teorias de autores como Katz & Greiner (2002), Rodrigues (1975), Mauss (2002), Foucalt (1987), Gil (2004) e outros. É possível considerar que a materialização corporal produz uma asserção dos princípios e valores coletivamente instituídos pelas esferas sociais, assim como alimenta a criação de novos paradigmas e, com isso, demonstra a importância ímpar que o corpo assume para o entendimento das diferentes sociedades. O contexto da criação artística nas artes da cena mostra-se como terreno fértil para a expressividade dos sujeitos, para a projeção de novas ideias e mesmo para a invenção de novos modos comportamentais corporais, o que não diminui a relação corporal-contextual, pelo contrário, potencializa a ideia de que antes de existirem de determinado modo, estão, corpo e contexto, em constante movimento, seja no tempo cotidiano ou no tempo espetacular, retroalimentando-se e significando novos modos de ser e estar em sociedade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Jesus, Thiago Silva de Amorim | Franken Corrêa, Josiane Gisela
Data
20 de julho de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/72666 | 10.22456/2236-3254.72666
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Cena
Fonte
Revista Cena; No. 22 (2017); 185-196 | Revista Cena; No 22 (2017); 185-196 | Cena; n. 22 (2017); 185-196 | 2236-3254 | 1519-275X
Assuntos
Corpo. Artes Cênicas. Contexto Social.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares