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HIGHER EDUCATION: REFLECTIONS ON INSTITUTIONAL EVALUATION AND RANKING||ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E RANKING
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Metadados
Descrição
The need for institutional evaluation to ensure the quality of teaching is something that, in Brazil, discussed more intensely from the implementation of LDB and the possibility of higher level training not only for public institutions, but also private. Provide an assessment that is dedicated to the knowledge of the challenges and overcoming difficulties of IES in order to provide quality education is fundamental, but the way in which such evaluations are made and their results are disseminated is the subject of debate in this article. The adopted methodology is qualitative approach, with exploratory and goal with bibliographic procedure. Were used for theoretical basis, authors such as Alemán, Barsky, Bernasconi, Martinez eVroeijenstijn. We conclude that, although necessary, the way institutional assessments are being carried out and their results widely disseminated may harm developing IES, and does not demonstrate the veracity of the quality that set out to analyze.||A necessidade de avaliação institucional para garantir a qualidade do ensino é algo que, no Brasil, se discute de forma mais intensa a partir da implantação da LDB e a possibilidade da formação em nível superior não somente por instituições públicas, mas também privadas. Proporcionar uma avaliação que seja voltada para o conhecimento dos desafios e superação das dificuldades das IES visando proporcionar educação de qualidade é fundamental, mas a maneira como tais avaliações são feitas e seus resultados são disseminados é objeto de debate neste artigo. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e com procedimento bibliográfico. Foram utilizados, para embasamento teórico, autores como Alemán, Barsky, Bernasconi, Martinez eVroeijenstijn. Concluímos que, apesar de necessária, a maneira como as avaliações institucionais estão sendo desenvolvidas e seus resultados amplamente difundidos pode prejudicar IES em desenvolvimento, além de não demonstrar a veracidade da qualidade que se propuseram a analisar.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Costa, Erika Bataglia
Data
13 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/11062 | 10.14210/contrapontos.v17n4.p774-784
Idioma
Editor
Relação
https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/11062/6978 | 10.14210/contrapontos.v17n4.p774-784
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Revista Contrapontos
Fonte
Revista Contrapontos; Vol. 17 No. 4 (2017): CONTRAPONTOS; 774-784 | Revista Contrapontos; v. 17 n. 4 (2017): CONTRAPONTOS; 774-784 | 1984-7114 | 1519-8227 | 10.14210/contrapontos.v17i4
Assuntos
Institutional assessment | Ranking | Autonomy training. | Avaliação institucional | Ranking | Formação para autonomía
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion