Descrição
Os cursos de licenciatura no país não vêm subsidiando conforme deveriam os licenciandos. Nesse sentido, algumas ações no campo das políticas públicas de formação docente têm sido propostas objetivando a melhoria da qualidade da formação inicial. Dentre eles, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) vem se destacando nesse contexto e, portanto, cabe analisar seus possíveis efeitos sobre essa formação. Tendo isso em vista, levantamos como objetivo geral do estudo compreender qual o lugar que o Programa ocupa na formação dos licenciandos de Ciências Exatas e Biológicas de uma Universidade Federal Mineira. Para tal, nos valemos de uma abordagem qualitativa, empregando-se na coleta de dados a técnica do Grupo Focal (GF). Os principais resultados do estudo sugerem que o Programa tem colaborado de modo significativo para a efetivação de uma nova relação entre o campo de formação e o campo de atuação profissional, com acentuada influência na construção identitária dos bolsistas, rivalizando, algumas vezes, com os estágios supervisionados. Contudo, inúmeras tensões continuam a desafiar as reais possibilidades de ação dos licenciandos no contexto das escolas, principalmente, no que diz respeito a perspectiva de uma formação mais contextualizada a esse espaço.