Descrição
Este texto é fruto de uma pesquisa que buscou compreender processos formativos no âmago do PIBID. Para o momento, apresentaremos uma análise sobre as atividades docentes em um subprojeto da Educação Física, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no edital 2011-2013. Para apreender experiências adquiridas pelos bolsistas de iniciação à docência (bolsistas ID), ao longo do programa, adotaram-se os seguintes procedimentos: apreciação de documentos, observação de campo e uso de grupos focais. Entre algumas análises, percebemos que as atividades desenvolvidas pelo PIBID-EFI propiciaram contato direto dos bolsistas ID, já no início de seu curso, com a escola pública, seu contexto, seu cotidiano, seus profissionais e alunos; estimulou a iniciativa e a criatividade em situações de aula; proporcionou a elaboração de planejamentos e materiais didáticos; incitou o espírito investigativo; e contribuiu, sobretudo, para uma formação qualificada do licenciando nas condições objetivas da atividade docente. Neste conjunto, considerando uma ponta do programa a universidade e a outra a escola, o PIBID-EFI provocou tensões entre as condições da universidade e as condições das escolas, especialmente quanto à estrutura física e as condições de trabalho.