Descrição
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem se consolidando como um aliado na Formação de Professores, considerando a escrita reflexiva como parte deste processo. A produção de portifólios permite aos licenciandos relatarem as atividades realizadas, reflexões sobre a atuação na escola, contribuições do programa para a formação, além de tecerem críticas e sugestões. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar os portifólios dos licenciandos do PIBID em 2015, buscando identificar e interpretar as possíveis reflexões relatadas no âmbito de duas escolas. Utilizando os conceitos de Aprendizagem Profissional da Docência, Pensamento Narrativo e Multidimensionalidade dos Processos de Ensino, foram analisados 39 portifólios, evidenciando-se 6 eixos temáticos: aprendizagem de conhecimentos teóricos sobre ensino; participação nas etapas do processo de ensino e aproximação da profissão; professor experiente como referência; importância do grupo; possibilidades e limites da instituição escolar; papel da pesquisa. Os portifólios se apresentam como instrumentos importantes de reflexão que auxiliam a compreensão dos espaços formativos, bem como na aprendizagem da docência comprometida com a multidimensionalidade dos processos de ensino.