Descrição
Este artigo tem o propósito de descrever e analisar reflexões e práticas de professores integrantes do OBEDUC/Anhanguera que estudaram o ensino dos números e suas representações em um dos grupos de estudos constituído em sua própria escola. A investigação, de natureza qualitativa, envolveu quinze professores que lecionam Matemática para os anos iniciais. A coleta de dados se deu por meio de gravações em áudio e vídeo, observações de aula e coleta de depoimentos. Fundamenta-se em pesquisas de Ball, Thames e Phelps que discutem o conhecimento profissional docente e de Schön e Zeichner no que diz respeito à reflexão sobre a prática. A análise dos dados revelou que as discussões e reflexões realizadas no interior do grupo de estudos permitiram ampliar o ato de aprender uns com os outros e o desenvolvimento de categorias relacionadas aos conhecimentos profissionais dos professores envolvidos. Foi possível observar, na prática de uma das professoras, indícios da ampliação do conhecimento. Essa prática colocou em evidência a (re)significação da utilização do Tangram como recurso de ensino. Foi possível perceber, também, a ampliação das concepções da professora a respeito do ensino da matemática, sobretudo, quanto à possibilidade de relacionar diversas temáticas nas aulas de matemática.