-
Um Olhar para os Portfólios produzidos pelo PIBID/UNIFEI (A look at portfolios produced in PIBID/INIFEI)
- Voltar
Metadados
Descrição
Este texto apresenta algumas considerações sobre assuntos abordados no decorrer de uma pesquisa de mestrado concluída, na qual foram investigados vestígios de reflexão e de autoria que poderiam estar presentes (ou não) nos portfólios produzidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Com o suporte teórico-metodológico da Análise de Discurso construiu-se o dispositivo analítico que levou em consideração os ditos, não-ditos e silêncios, e as formações ideológicas e discursivas que permearam os discursos. O corpus da pesquisa compôs-se de recortes de reflexão dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) dos subprojetos do Pibid-UNIFEI, nos anos de 2014 e 2015, quando de suas vivências nas atividades proporcionadas pelo programa, extraídos dos portfólios. Com suporte teórico dos estudos de alguns pesquisadores como Nadal, Alves e Papi (2004), Araújo (2007), Silva e Sá-Chaves (2008), Amâncio (2011), Assolini (2003) e Orlandi (2005, 2010, 2011) entre outros, pode-se concluir que o uso dos portfólios pode tanto dar voz aos sujeitos que estão no processo de formação, proporcionando situações de reflexão e de assunção da posição-autor, como podem perpetuar discursos autoritários e por vezes calar vozes.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cunha, Cibele Faria | Marcatto, Flávia Sueli Fabiani
Data
13 de setembro de 2017
Formato
Identificador
https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/179 | 10.22476/revcted.v3i2.179
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Crítica Educativa
Fonte
Crítica Educativa; v. 3 n. 2 (2017): Dossiê programas e políticas de formação inicial e continuada de professores e a valorização do magistério: PIBID, OBEDUC, PARFOR E PRODOCÊNCIA em foco; 299-312 | 2447-4223 | 10.22476/revcted.v3i2
Assuntos
Análise do Discurso | Reflexão | Autoria | Iniciação à Docência | Formação de Professores | Programa de Iniciação à Docência | Autoria | Formações Discursivas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Análise de Discurso