Descrição
Resumo: Este texto tem como objetivo compartilhar a experiência teóricometodológica, que se traduz em práticas, em um projeto de pesquisa e extensão que se organiza no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2010, vimos desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão com professorxs com o intuito de trocar experiências de práticas curriculares desenvolvidas. Dessa forma, tecemos um Projeto de Formação Continuada que se estabelece a partir da ideia freireana (1987) de que o processo educativo de formação humana, e também acadêmica e profissional, ocorre na relação com o Outro, com os pares, que estão inseridos no mundo, num contexto. O objetivo tem sido pesquisar as práticas cotidianas, vividas e por viver, e as histórias de vida dessxs professorxs, entendendo que essas práticas e essas histórias são parte da multiplicidade de contextos onde se dá a formação profissional (ALVES, 2002). Investigar a formação por meio dessa perspectiva foi se mostrando para nós um potente elemento para compreendermos a tessitura do diálogo entre experiência e docência, o que vimos denominando formação cotidiana.