Descrição
Este trabalho, escrito a seis mãos, narra os pressupostos e desenvolvimentos de uma experiência deensino orientada para a aprendizagem da investigação de histórias de vida, realizada com alunos degraduação da Universidade de Barcelona, Espanha, na disciplina História do Ensino de Arte. Anarrativa é construída como uma conversaação que reflete e atua sobre a experiência de investigar. As vozes dos autores são diferenciadas na tipologia: a primeira, corpo normal, para o professor Fernando Hernández, da Universidade de Barcelona, e a segunda, itálico, para os professores Irene Tourinho eRaimundo Martins, observadores participantes da disciplina de que trata o trabalho. Há dez anos, aproveitando brechas curriculares nas instituições, neste caso, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (Espanha), se introduziu noâmbito da Licenciatura em ArteEducação a disciplina de História do Ensino da Arte. Em sua constituição esta disciplina se destinava a: Destacar relações entre as mudanças das representações sociais a respeito de arte e dos artistas com as mudanças nos sistemas produtivos, na educação e na arteeducação.