Descrição
Este artigo aborda a importância das homepages como porta de entrada para o jornalismo digital nacional. Para tanto, pretende-se, por meio de levantamento bibliográfico e de dados do mercado, fazer um resgate da relevância das primeiras páginas dos sites para o acesso às informações, representadas neste estudo pelos dois principais portais noticiosos nacionais: Globo.com e UOL. Além disso, retrata-se o desenvolvimento de versões diferenciadas de arquitetura de informação para o ajuste das homepages nas diversas plataformas de distribuição e circulação, principalmente nos dispositivos móveis. Assim, a intenção é demonstrar estratégias digitais para que os acessos às notícias não se distanciem dos fluxos editoriais e que o conteúdo informativo não seja distribuído apenas por plataformas estrangeiras e não jornalísticas, como Google e Facebook, agregando valor e sustentação ao jornalismo.||This article addresses the importance of homepages as a gateway to informative content in Brazilian digital journalism. To do so, it intends to verify the relevance of these pages for the access to information, by using bibliographical survey and market data about the two main national news portals, chosen for the analysis – Globo.com and UOL. In addition, this article portrays the development of differentiated versions of information architecture to adapt homepages in the various distribution and circulation platforms, especially on mobile devices. Thus, the intention is to demonstrate digital strategies that try to guarantee that information content will not be distributed only by foreign and non-journalistic platforms, such as Google and Facebook, adding value and support to national journalism.