-
Prática pedagógica no contexto de Piano em Grupo: harmonizando a música Boogie blues||Pedagogical practice in Group Piano settings: harmonizing the theme Boogie blues
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo discute a Harmonização como ferramenta imprescindível da formação pianística e parte integrante da disciplina Piano Complementar nos cursos de Licenciaturas em Música e aponta procedimentos pedagógicos embasados no estudo harmônico do piano popular. Nosso objetivo é apontar aspectos do processo de aprendizagem cognitiva e motora dos alunos no contexto de aulas coletivas de piano diante da aplicação de uma prática pedagógica específica de harmonização de uma melodia. Ao analisar o que se pratica, adquire-se habilidade para se entender seu caminho harmônico, capacitando também a memorização e a transposição. Também apresenta diversas etapas de execução na música "Boogie blues”, com baixo, acorde, melodia e improvisação e os resultados obtidos dessa experiência realizada dentro da pesquisa-ação em três classes e duas instituições de ensino.||This article discusses the harmonization as a vital tool of Piano formation and an integral part of Class Piano in Undergraduate Music courses and it points out pedagogical procedures based on the harmonic study of popular piano. Our purpose is to point out aspects of cognitive and motor learning processes of students in the context of group piano lessons exposed to a specific pedagogical practice of harmonizing a melody. By analyzing what is practiced, skill is acquired to understand his harmonic way, also enabling the memorization and the transposition. Also presents several steps of execution in the music “Boogie Blues” with bass, chord, melody, improvisation and the results of this experiment within action research conducted in three classes and two higher education institutions.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bollos, Liliana Harb | Costa, Carlos Henrique
Data
30 de outubro de 2017
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/125365 | 10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.125365
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Liliana Harb Bollos, Carlos Henrique Costa
Fonte
Revista da Tulha; v. 3 n. 1 (2017); 59-84 | Revista da Tulha; Vol. 3 No. 1 (2017); 59-84 | Revista da Tulha; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 59-84 | 2447-7117
Assuntos
Harmonization | Group Piano | Supplementary Piano | Blues. | Harmonização | Piano em grupo | Piano complementar | Blues
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion