-
A dupla verdade na estética de Hanslick||The double truth in Hanslick’s aesthetics
- Voltar
Metadados
Descrição
O texto Il Bello musicale, de Eduard Hanslick, que é referência, no que tange à estética musical como um todo, até os dias atuais, possui contradições de pensamento, algumas das quais revisitadas pelo seu autor no curso da vida bibliográfica de sua obra, mas que, ao invés de serem de fato problemáticas de um ponto de vista teórico, transparecem uma dupla verdade no pensamento de Hanslick. Ao se analisar os textos e as modificações feitas pelo autor, bem como a origem dos conceitos utilizados por Hanslick em seu trabalho, partindo de uma abordagem metalinguística dos conceitos por ele utilizados, e observando-se as terminologias, metáforas e analogias por ele empregadas, é possível notar a evolução de duas linhas de pensamento que coexistem: uma de caráter analítico que, de fato, baseia o célebre formalismo hanslickiano, e que faz coincidir o plano dos conteúdos musicais com o plano gramático-sintático da música, restando, assim, a “pura forma”; e a outra insere, por outro lado, a estética musical de Hanslick em uma tradição de atribuição de conteúdos musicais por meio de analogias e metáforas já incorporadas pela própria teoria musical enquanto única possibilidade de se falar sobre música, haja vista a necessidade de se tratar de uma linguagem (a música) através de outra (a língua). Por fim, essa dualidade, aparentemente contraditória, pode ser explicada também através do conceito de semântica atribuída por direito, desenvolvido por Gyorg Lukács, no qual, devido à natureza puramente sonora da música, tal dualidade se dissolveria na necessidade de tratá-la, por direito de uso, ao mesmo tempo, tanto de um ponto de vista formalista quanto conteudista, donde os significados se dão por atribuições de sentidos que estão além da própria música, e que são necessários à reflexão estética sobre música.||The text Il Bello musicale, by Eduard Hanslick, which is reference regarding musical aesthetics in general until nowadays, has contradictions in its thoughts, some of those were reviewed by its author in the course of the bibliographic life of his work, but, instead of being in fact problematic from a theoretical point of view, that makes appear a double truth in Hanslick’s thoughts. On analyzing texts and modifications done by the author, as well as the origin of concepts used by Hanslick in his work, from a metalinguistic approach of the concepts, and observing terminologies, metaphors and analogies used by him, it is possible to notice the evolution of two lines of thinking that coexist: one with analytical characteristics that, in fact, bases the well-known hanslickian formalism, and which makes the musical content level match with the grammatic-syntatical level of music, remaining, thus, “pure form”; and the other inserts, on the other hand, the musical aesthetics of Hanslick in a tradition of musical content attribution through analogies and metaphors already integrated by musical theory itself as only possibility of speaking of music, for it is necessary to deal with one language (music) through another (language itself). Finally, that duality, apparently contradictory, may also be explained through the concept of attributed semantic by right, developed by Gyorg Lukács, in which, due the purely sound nature of music, that duality would be dissolved in the need of treating it, by right of its usage, at the same time as much from a formalist point of view as from a contentistic, from which meanings are given by attribution of senses that are beyond music itself, and which are necessary to aesthetic reflection on music.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Rafael Alexandre da
Data
30 de outubro de 2017
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/139523 | 10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.139523
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Maurizio Giani, Rafael Alexandre da Silva
Fonte
Revista da Tulha; v. 3 n. 1 (2017); 219-248 | Revista da Tulha; Vol. 3 No. 1 (2017); 219-248 | Revista da Tulha; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 219-248 | 2447-7117
Assuntos
musical aesthetics | Hanslick | critic | attributed semantic by right. | estética musical | Hanslick | crítica | semântica atribuída por direito.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion