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A strange mixture of pleasure and pain||Uma insólita mistura de prazer e dor
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Metadados
Descrição
The dialogue Phaedo begins in a rather intriguing atmosphere: the homonym character initiates his narrative by describing that, in Socrates’s last moments, he was invaded by a strange affection (atopon pathos), that is, a strange mixture of pleasure and pain (Phd. 59a5-a6). Our investigation will attempt from this unusual affection, reflect on the nature of pleasure and pain as men’s constituent affections. In addition to this, we will also attempt to shed light on the Socratic defense regarding desire and pleasure when faced with the perspective of death and of dying, which seems to characterize the lover of true knowledge (philosophos). That way, we must understand that the Socratic-platonic argument aims, on one hand, at showing that even in an extreme situation, such as in the unfair condemnation of the good and just man, the philosophical life is worth living. On the other hand, it aims at showing that if the lover of true knowledge cannot fully access knowledge while inhabiting this body, he may, at least, hope to reach the much-desired wisdom after death. It is thus understable the happiness that Socrates reveals in his gestures and words when faced with death. ||O diálogo Fédon inicia-se com uma atmosfera deveras intrigante: o personagem homônimo começa sua narrativa descrevendo que, nos últimos momentos de Sócrates, se sentiu invadido por uma afecção estranha (atopon pathos), isto é, uma insólita mistura de prazer e dor (Phd. 59a5-a6). Nossa investigação tentará, a partir deste afeto insólito, refletir sobre a natureza do prazer e da dor como afecções constitutivas do homem, ao mesmo tempo, que tentará elucidar a defesa socrática acerca do desejo e do prazer diante da perspectiva da morte e do morrer que parece caracterizar o verdadeiro amante do saber (philosophos). Deste modo, devemos compreender que a argumentação socrático-platônica tem como tarefa mostrar, por um lado, que mesmo numa situação extrema como na condenação injusta de um homem bom e justo, a vida filosófica merece ser vivida. Por outro lado, mostrar que se o verdadeiro amante do saber não pode conhecer a verdade na sua totalidade enquanto vive neste corpo, resta-lhe a doce esperança de alcançar, depois da morte, a sabedoria tão desejada. Deste modo, justifica-se assim a felicidade que Sócrates demonstra, diante da morte, nos gestos e nas palavras.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Borges, Anastácio
Data
29 de abril de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8679 | 10.14195/1984-249X_17_2
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Revista Archai; No. 17 (2016): Revista Archai nº17 (maio, 2016); 45 | Archai Journal; n. 17 (2016): Revista Archai nº17 (maio, 2016); 45 | 1984-249X | 2179-4960 | 10.14195/1984-249X_17
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Dossier | Dossiê