Descrição
Trata-se neste artigo da relação entre a comunicação visual de uma avenida de comércio popular em Brasília. Analisa-se e documenta-se o modo como os comerciantes entendem o projeto moderno da cidade de Brasília e tentam reproduzir em suas fachadas os índices da modernidade. Aborda-se ainda do con ito entre as características e símbolos trazidos pelo homem do campo para uma cidade moderna. Como método de trabalho estudaram-se documentos o ciais da cidade, textos históricos sobre o modernismo, o modernismo no Brasil, a história de Brasília e a história do design no Brasil; entrevistaram-se os comerciantes; realizou-se o registro iconográ co da via W3Norte utilizando fotogra a e vídeo. A hipótese inicial de trabalho foi a de que a visualidade da Via W3Norte tinha surgido a partir de uma apropriação espontá‚nea de área pública. Comprovou-se entretanto que as modi cações de projeto foram realizadas pelo poder público e que a visualidade da via resulta da necessidade do comerciante expressar sua cultura oportunizada pelo fato da comunicação visual e do design das fachadas possuírem regras menos rígidas do que a arquitetura das lojas.