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O princípio Dilbert e a educação:: humor e crítica à gestão do trabalho em uma tira em quadrinhos
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Metadados
Descrição
O objeto deste artigo é Dilbert, personagem criado pelo cartunista americano Scott Adams e publicado em tiras de jornal desde 1989. O autor representa, de forma sarcástica e com a contribuição de seu público, o convívio conflituoso de funcionários no trabalho em escritórios. Entendemos que a eficácia da mensagem depende de um elo comum entre o emissor e o receptor, uma porta de entrada para o universo desconhecido que a obra propõe; o humor é uma excelente opção de vínculo, pois, para produzir o efeito desejado, a piada gera envolvimento, desperta a percepção, provoca estados de atenção e de compreensão simultâneos. Desse modo, os quadrinhos de humor são uma mídia usada com frequência na educação, promovendo o interesse dos alunos sobre os assuntos abordados em sala de aula. A pergunta que nos interessa responder é: “de que forma o humor nas tiras de Dilbert pode contribuir para a ampliação da consciência crítica do público sobre as relações no ambiente de trabalho?”. Consideramos que Dilbert atua como uma lente sarcástica sobre um pequeno recorte de um amplo objeto: as relações entre empregados no âmbito das grandes empresas, local onde a rigidez do cotidiano cria e reproduz estruturas de controle e domínio dos sujeitos. O humor e a crítica na obra de Adams têm o potencial de elevar a consciência do leitor, por meio das provocações sobre os temas que aborda.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Linch, Luiz Ricardo
Data
20 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10930 | 10.26512/hh.v4i7.10930
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 História, histórias
Fonte
History, histories; Vol. 4 No. 7 (2016): Quadrinhos em perspectiva histórica: temas e abordagens (jan-jun); 129-148 | história, histórias; Vol. 4 Núm. 7 (2016): Quadrinhos em perspectiva histórica: temas e abordagens (jan-jun); 129-148 | Histoire, histoires; Vol. 4 No. 7 (2016): Quadrinhos em perspectiva histórica: temas e abordagens (jan-jun); 129-148 | Storia, storie; V. 4 N. 7 (2016): Quadrinhos em perspectiva histórica: temas e abordagens (jan-jun); 129-148 | História, histórias; v. 4 n. 7 (2016): Quadrinhos em perspectiva histórica: temas e abordagens (jan-jun); 129-148 | 2318-1729
Assuntos
Dilbert | Humor | Crítica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion