-
Thinking, speaking and listening: class between philosophy and education||Pensar, falar e escutar: a aula entre a filosofia e a educação
- Voltar
Metadados
Descrição
A teacher uses his/her voice and pronounces him/herself to others who will share a space-time dedicated to some aspect of knowledge. In this space-time, institutional, all of them enter into certain orders of discourse and bundles of power, among which we have what is thought, what is spoken and what is heard in the most varied forms of class. We intend here to reflect philosophically about class and its potentialities, in times of administered university. To do so, we will try to learn some lessons from the inaugural lectures of the Collège de France, especially Michel Foucault’s and Roland Barthes’, who also take an inaugural look at their intellectual research paths. How can we “philosophically” listen to these lessons? What can they inaugurate in us? How can we think of the class as a set of events that stand between philosophy and education? Here are the questions we would like to think about.||Um professor usa sua voz e pronuncia-se para outros que dividirão com ele um espaço e um tempo dedicado a algum âmbito do saber. Nesse espaço-tempo, institucional, uns e outros entram em determinadas ordens do discurso e feixes de poder, entre os quais temos o que se pensa, o que se fala e o que se escuta nas mais variadas formas de aula. Pretendemos aqui refletir filosoficamente sobre a aula e suas potencialidades, em tempos de universidade administrada. Para tanto, procuraremos aprender algumas lições das aulas inaugurais do Collège de France, especialmente a de Michel Foucault e Roland Barthes, que trazem um olhar também inaugural dos seus trajetos de pesquisa intelectual. Como podemos “escutar” filosoficamente essas aulas? O que elas podem inaugurar em nós? Como podemos pensar a aula como um conjunto de acontecimentos que se situam entre a Filosofia e a Educação? Eis as questões que gostaríamos de pensar.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Oliveira, Paula Ramos de | Badia, Denis Domeneghetti | Fortunato, Ivan
Data
21 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6929 | 10.5585/eccos.n41.6929
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 41: Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação; 147-156 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Collège de France. Higher education. Thinking | Collège de France. Ensino superior. Pensamento.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion