-
SCHOOL CURRICULUM , IDENTITY and GLOBALIZATION: challenges and pathways to the educator in contemporary times.||CURRÍCULO ESCOLAR, GLOBALIZAÇÃO E IDENTIDADES: novos desafios e caminhos para o educador na contemporaneidade.
- Voltar
Metadados
Descrição
This article raises reflection on new challenges and paths to an educator in contemporary times by correlating the curriculum course, globalization and identity formation in the school context. It allows the understanding that curricular theories are developed by the transformations of man, in the political, economic and cultural setting, as well as the educators participating in the process of forming students's identities. It discusses globalization, even if it is an ideology, provokes changes and creates ‘forces’, or ‘battles’ to the educator in their daily lives, bringing a conflictive educational field between the existing model and the new emerging paradigms. As a path to these challenges, it is suggested a work based on interdisciplinary permeated by self-knowledge. This process is represented symbolically by the ' Trojan horse ' because according to the story told in the book ' the Iliad ' by Homer, it is one of the main symbols of the famous Trojan war used as a strategy by the Greeks to defeat the Trojans. The Greek Warrior Odysseus had the idea of building a huge horse and gave it to the Trojans as a symbolic gesture of surrender. The Trojans accepted the ' gift ' and led the horse into the walls of Troy. Hundreds of Greek soldiers left the horse and attacked the city. So, the metaphor includes at the same time, obscure, unconscious aspects, ‘surprise ' elements and creative features that can be revealed in this 'field of struggles’ in the educational context. In this way, the interdisciplinary attitude and self-knowledge would facilitate the expansion of the teacher´s consciousness towards the promotion of learning facilitators to bring out autonomous subjects integrated with their nature and essence.||Este artigo promove a reflexão sobre novos desafios e caminhos para um educador na contemporaneidade correlacionando o percurso do currículo escolar, globalização e formação de identidade no contexto escolar. Possibilita-se a compreensão de que as teorias curriculares são desenvolvidas pelas transformações do homem, no cenário político, econômico e cultural, assim como, os educadores participam do processo de formação de identidades dos alunos. Discute-se que a globalização, mesmo que seja uma ideologia, provoca mudanças e cria-se um ‘jogo de forças, tensões ou ‘batalhas’ para o educador em seu cotidiano, o que torna a educação conflituosa, entre o modelo existente e os novos paradigmas emergentes. Como um caminho para esses desafios, sugere-se um trabalho pautado na interdisciplinaridade permeada pelo autoconhecimento. Esse processo representa-se simbolicamente pelo ‘Cavalo de Tróia’, Esse processo representa-se simbolicamente pelo ‘Cavalo de Tróia’, pois é de acordo com a história narrada na obra ‘Ilíada’ de Homero, um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos. O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo oco e presentear os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra. Os troianos aceitaram o ‘presente’ e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade. Assim, a metáfora contempla ao mesmo tempo, aspectos obscuros, inconscientes, elementos ’surpresas’ e recursos criativos que podem ser revelados neste ’campo de lutas. Desta forma, a atitude interdisciplinar e o autoconhecimento poderiam facilitar a ampliação da consciência do educador no sentido da promoção de aprendizados facilitadores para a construção de sujeitos autônomos integrados com a sua natureza e essência.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
ANDRADE, SIMONE MOURA ANDRIOLI DE CASTRO
Data
1 de outubro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade; n. 9 (2016): Interdisciplinaridade; 81-90 | 2179-0094
Assuntos
Currículo escolar | Globalização | Identidades | Interdisciplinaridade. | curriculum | globalization | Identities | interdisciplinarity.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion