-
MUSICAL TEACHING UNDER AN AWARENESS-RAISING PERSPECTIVE.||ENSINO MUSICAL SOB UMA PERSPECTIVA SENSIBILIZADORA.
- Voltar
Metadados
Descrição
The text intends to reveal the importance of including in the basic education and in the courses of teacher’s qualification a type of musical teaching which is not technicist and which is capable of helping the individual in his learning process and in the development of his personality. This teaching model may activate the individual’s cognitive mechanisms, the concentration, the analogic thinking, the sensitivity, and the emotional development. This awareness-raising musical teaching may contribute to the teaching of other disciplines that integrate the basic education syllabus. The article’s theoretical foundation was more specifically based on reports by A. Storr, H. Gardner, and Gainza, among others, and finds legal support in the enactment of the Statutory Law n. 11.769/08. The text also describes some scientific experiments carried out in this area.||O texto tem a intenção de revelar a importância de se incluir na educação básica e nos cursos de formação de docentes, um ensino musical não tecnicista, capaz de auxiliar o indivíduo em seu processo de aprendizagem e no desenvolvimento de sua personalidade. Esta modelo de ensino poderá ativar os mecanismos cognitivos, a percepção, a concentração, o pensamento analógico, a subjetividade, a sensibilidade e o desenvolvimento emocional do indivíduo. Este ensino musical sensibilizador também pode contribuir para o aprendizado de outras disciplinas que integram a base curricular da educação básica. A fundamentação teórica do artigo pautou-se mais especificamente em relatos de A. Storr, H. Gardner, Gainza, entre outros e encontra amparo legal na promulgação da Lei Ordinária n. 11.769/08 (BRASIL, 2008). O texto também descreve alguns experimentos científicos realizados nessa área.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Sonia Regina Albano de | BRAZ, ANA LUCIA NOGUEIRA BRA
Data
1 de outubro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade; n. 9 (2016): Interdisciplinaridade; 117-128 | 2179-0094
Assuntos
música | ensino | sensibilização | metodologia | aprendizagem. | music | teaching | sensitizing | methodology | learning process.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion