-
THE PEDAGOGICAL DISCOURSE OF TEACHERS AND THE LITERACY LEVELS OF THE ACADEMICS.||O DISCURSO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES E OS NÍVEIS DE LETRAMENTO DOS ACADÊMICOS: uma abordagem interdisciplinar.
- Voltar
Metadados
Descrição
ABSTRACT: The article is the result of a recent completed research that addresses the literacy levels of university students and the pedagogical discourse of teachers, delivered in everyday curriculum practice in action, of four undergraduate courses at a university located in the North of Brazil. The aim is to describe and analyze the educational discourse of teachers referenced by a scientific language and the consequent difficulties of student learning that are positioned at different levels of literacy. It is a qualitative research which sought to understand the intentions and meanings present, explicitly or not, in the manifestations of the students at the time of the interviews and class periods. It was used semi-structured interviews recorded in audio and recording lessons of the researchers in these courses. Also, the thematic content analysis was used. This resulted in two categories: the pedagogical discourse of teachers and the level of literacy of university teachers. We try to visualize what was literally said by the subjects, linking it to the context of enunciation, to the school history and their lives. The analysis of the survey findings had as support Ivani Catarina Arantes Fazenda concerning the discourse inserted in an interdisciplinary perspective; Maria da Vitória Queiroz, Basil Bernstein e Magda Soares. It became clear that the more the issuer (the teacher) remains in a restricted dialogued posture or in an authoritarian speech classified and framed, determining ‘what’, ‘how’ and the rules for the communicative relationship, the chances of improving literacy levels become more precarious and the learning of students with sociolinguistic and cultural differences in classrooms will be less effective.||O artigo é resultado de uma pesquisa recentemente concluída que trata dos níveis de letramento de alunos universitários e dos discursos pedagógicos de professores, proferidos na prática cotidiana do currículo em ação, de quatro cursos de licenciatura de uma universidade localizada no norte do Brasil. O objetivo é descrever e analisar o discurso pedagógico dos professores referenciados por uma linguagem científica, e as consequentes dificuldades de aprendizagem dos alunos que se encontram posicionados em diferentes níveis de letramento. É uma pesquisa qualitativa, que procurou compreender as intencionalidades e os significados presentes, de forma explícita ou não, nas manifestações dos alunos no ato das entrevistas e nos períodos de aulas. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e a gravação de aulas das pesquisadoras nesses cursos. Também foi realizada a análise temática de conteúdo - o que resultou em duas categorias: o discurso pedagógico dos professores e níveis de letramento dos professores universitários. Procuramos visualizar o que era textualmente dito pelos sujeitos, articulando-o ao contexto da enunciação, do histórico escolar e de suas vidas. A análise dos dados da pesquisa teve como apoio Ivani Catarina Arantes Fazenda nos aspectos do discurso inserido em uma perspectiva interdisciplinar; Maria da Vitória Queiroz, Basil Bernstein e Magda Soares. Ficou evidenciado que quanto mais o emissor, no caso o professor, se mantiver em postura pouco dialogada ou no discurso autoritário ou ainda no discurso classificado e enquadrado, determinando ‘o que’ o ‘como’ e as regras criteriais para a relação comunicativa, as chances de melhoria dos níveis de letramento ficam mais precárias e as aprendizagens dos alunos com diferenças sociolinguísticas e culturais, em salas de aula, menos efetivas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
PESSOA, VALDA INÊS FONTENELE | MUNIZ, ROSSILENE BRASIL
Data
1 de outubro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade; n. 9 (2016): Interdisciplinaridade; 41-53 | 2179-0094
Assuntos
discurso pedagógico | letramento | nível universitário. | pedagogical discourse | literacy | university level.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion