-
SUPERVISIONED AND INVESTIGATIVE TRAINING IN PHYSICS: a validation environment of the dialogue as teachers´s knowledge.||ESTÁGIO SUPERVISIONADO E INVESTIGATIVO EM FÍSICA: ambiente de validação do diálogo como saber docente.
- Voltar
Metadados
Descrição
Investigative supervised practice provides to the coming physics teacher an opportunity for him to engage in the research process about teaching and his own practice, besides the application of educational interventions in the classroom. Understanding the supervised practice as an area of knowledge production (PIMENTA e LIMA, 2010), this study therefore aims to analyze the formation and validation of teachers´s knowledge elements related to the use of dialogue and experimental activities such as the physics teaching strategy. This analysis was conducted during the probationary process of two students who were in the last year of Physics in a Brazilian Public University. This qualitative study based on the knowledge of the pedagogical action proposed by Gauthier et al. (1998), also sought for elements of generalization of this knowledge on the part of the students while socializing their experiences with other coming teachers. For the analysis of the results, it was used their reports on weekly-supervised meetings, portfolio made by the students themselves, final presentation of the studies and a final interview with these coming teachers. The results led to elements that relate the investigative stage to the validation of the coming teacher´s knowledge, making it a continuous training process. This analysis is part of a larger work on teacher learning in the investigative stage.||O estágio supervisionado investigativo propicia ao futuro professor de física uma oportunidade de se engajar nos processos de pesquisa sobre o ensino e a sua própria prática, além da aplicação de intervenções didáticas em sala de aula mais recorrente nos estágios supervisionados. Entendendo o estágio supervisionado como um espaço de produção de conhecimento, o presente trabalho possui como objetivo analisar a elaboração e a validação de saberes docentes relativos ao uso do diálogo e das atividades experimentais como estratégias no ensino de Física. Tal análise foi realizada durante o estágio de dois estudantes que cursavam o último ano da licenciatura em Física em uma Universidade Pública Brasileira. Esse estudo, de natureza qualitativa, também buscou baseado no saber da ação pedagógica proposto por Gauthier et. al. (1998), elementos da generalização desses saberes por parte dos licenciandos ao socializar suas experiências com outros futuros docentes. Para a análise dos resultados obtidos, foram utilizados seus relatos em reuniões supervisionadas semanais, portfólio confeccionado pelos próprios licenciandos, apresentação final do estágio na disciplina de Metodologia do Ensino de Física e uma entrevista final realizada com esses licenciandos. Os resultados permitiram obter elementos que relacionaram o estágio investigativo com a validação de saberes docentes de um futuro professor, tornando-o um processo de formação contínua. A referida análise faz parte de um trabalho mais abrangente sobre a aprendizagem docente no estágio investigativo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
CUNHA, ALEXANDER MONTERO | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ | BROCKINGTON, GUILHERME | PAULA, SILVIA MARIA DE
Data
1 de outubro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade; n. 9 (2016): Interdisciplinaridade; 54-67 | 2179-0094
Assuntos
formação inicial docente | estágio Investigativo | saberes da ação pedagógica. | initial teacher training | Investigative practices | Knowledge of pedagogical action.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion