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A commedia na música religiosa: kyries como ouvertures em três missas de José Maurício Nunes Garcia
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Metadados
Descrição
Na cultura musical luso-brasileira, a adesão aos princípios napolitanos chegou por dois caminhos: o gosto operístico da Coroa e, de forma interligada, o modelo de ensino do Seminário da Patriarcal, a mais importante escola de música religiosa do Império Português. Usando as palavras de Scheibe, a música portuguesa era italianizada. Diversos sintomas apresentam as dificuldades que se tinha para encontrar consenso numa época de profundas transformações na relação do mundo religioso com o secular. No imaginário iluminista, a única música possível era a que formava cânone a partir de Pergolesi. O objetivo desse texto é através de três Kyries de missas-cantatas de José Maurício Nunes Garcia (Missa de Nossa Senhora da Conceição; Missa Pastoril e Missa de Santa Cecília) discutir a consciência do compositor em relação a modelos de discurso musical associados ao estilo eclesiástico e o galante, bem como a “mescla de gênero” (Mischmasch) advinda da música italiana (diga-se napolitana) e de compositores italianizados. Ademais, tratar de demonstrar como o trânsito entre os dois campos – eclesiástico e teatral – chegou a tal ponto que um Kyrie passou a ter uma função de abertura de ópera, ou seja, a de introduzir o sentido afetivo do ato, no caso, o próprio ato litúrgico. Como problema secundário, o texto trata de expor o domínio de José Maurício da escrita tópica. Na trama de seus discursos emerge o domínio dos esquemas tópicos correntes na música europeia que o legitimavam como músico cortesão. Trata-se sobretudo de um texto sobre a retórica de um mestre de capela conjugando as forças de sua presença reinol, e mestiça, numa corte no exílio.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Machado Neto, Diósnio
Data
30 de junho de 2016
Formato
Identificador
https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/article/view/29168 | 10.47146/rbm.v29i1.29168
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Música
Fonte
Brazilian Journal of Music; Vol. 29 No. 1 (2016): Música no espaço Luso-Brasileiro; 149-164 | Revista Brasileira de Música; Vol. 29 Núm. 1 (2016): Música no espaço Luso-Brasileiro; 149-164 | Revista Brasileira de Música; v. 29 n. 1 (2016): Música no espaço Luso-Brasileiro; 149-164 | 0103-7595 | 10.47146/rbm.v29i1
Assuntos
Música luso-brasileira | período colonial brasileiro | música religiosa | Escola Napolitana | retórica musical | tópica musical | José Maurício Nunes Garcia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Revisado por pares | Peer-reviewed