-
Meanings of teaching education developed by the National Pact for Literacy at the Right Age||Los significados de la formación docente desarrollada por el Pacto Nacional para la Alfabetización en la Edad Apropiada||Os significados da formação docente desenvolvida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper investigates the teaching continuing education as a public policy focused on confronting the illiteracy problem in the early years of elementary school, through the perceptions of 1.515 literacy teachers from the northwestern region of São Paulo that participated in the federal program Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (National Pact for Literacy at the Right Age) during the year 2013. Teacher education is discussed based on the authors Tardif, Imbernón and Nóvoa. To collect data, a questionnaire with open and closed questions available on an online server for researches was used. The methodology was qualitative and the data shows that the processes involved in conducting training, such as group work and methodology, are as valued as access to new knowledge.
Keywords: Continuing education in service. Perceptions of literacy teachers. National Pact for Literacy at the Right Age.||El trabajo investiga la formación continua como política pública encaminada a abordar el problema del analfabetismo en la fase inicial de la escuela primaria, a través de las percepciones de 1.515 alfabetizadores en el noroeste de São Paulo que participaron en el programa federal Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Apropiada durante el año 2013. La formación de los docentes se discute sobre la base de los autores Tardif, Imbernón, Nóvoa. Se utilizó un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas disponibles en un servidor en la web. La metodología fue cualitativa y los datos muestran que los procesos que intervienen en la realización de la formación como el trabajo en grupo y la metodología son tan apreciados como el acceso a los nuevos conocimientos
Palabras clave: Educación en servicio. Percepciones de los docentes de alfabetización. Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Apropiada.||Este artigo investiga a formação continuada docente como política pública voltada ao enfrentamento do problema do analfabetismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio das percepções de 1.515 professores alfabetizadores do noroeste paulista que participaram do programa federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC durante o ano de 2013. A formação docente é discutida com base nos autores Tardif, Imbernón e Nóvoa. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas disponibilizadas em um servidor online para pesquisas. A metodologia adotada foi qualitativa e os dados revelam que os processos envolvidos na realização de uma formação, como trabalhos em grupo e metodologia, são tão valorizados quanto o acesso a novos conhecimentos.
Palavras-chave: Formação continuada em serviço. Percepções de professores alfabetizadores. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Klein, Ana Maria | Galindo, Monica Abrantes | D’agua, Solange Vera Nunes de Lima
Data
1 de junho de 2016
Formato
Identificador
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7187 | 10.5212/PraxEduc.v.11i1.0006
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Práxis Educativa
Fonte
Práxis Educativa; Vol. 11 No. 1 (2016): Dossiê: Políticas de Formação de Professores Alfabetizadores; 129-150 | Práxis Educativa; Vol. 11 Núm. 1 (2016): Dossiê: Políticas de Formação de Professores Alfabetizadores; 129-150 | Práxis Educativa; V. 11 N. 1 (2016): Dossiê: Políticas de Formação de Professores Alfabetizadores; 129-150 | Práxis Educativa; v. 11 n. 1 (2016): Dossiê: Políticas de Formação de Professores Alfabetizadores; 129-150 | 1809-4309 | 1809-4031 | 10.5212/PraxEduc.v.11i1
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion