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A Rota São Paulo no Projeto Caravana Agroecológica: olhares de uma mestranda em Desenvolvimento Sustentável e Extensão/UFLA “de dentro” de uma disciplina acadêmica||São Paulo Route in Agroecology Caravan Project: views of a graduate student in Sustainable Development and Community Work/UFLA from “inside” an academic discipline.
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Metadados
Descrição
DOI: 10.12957/interag.2016.15919Este relato objetiva compartilhar as experiências de uma discente do Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Extensão, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e a formação complementar, por meio da Vivência Agroecológica, possibilitada pela disciplina "Agroecologia: transição ecológica e sustentabilidade". Pretendo demonstrar, sucintamente, o alcance do projeto Comboio Agroecológico do Sudeste para a consolidação das atividades de ensino, pesquisa e extensão na seara da agroecologia, além de relacionar esse projeto com a atividade avaliativa de Vivência Agroecológica trazida pela disciplina já citada. Por fim, almejo socializar a minha experiência pessoal em relação ao Comboio e à disciplina. Os resultados alcançados, podem ser divididos em três vieses, quais sejam, o interdisciplinar, o acadêmico e o de ganhos pessoais. O caráter interdisciplinar que permeia o Mestrado e se estende até a atividade de Vivência realizada fora dos muros da universidade foi extremamente rico, afinal, como afirmava Paulo Freire1, o conhecimento científico não se sobrepõe ao conhecimento popular de forma hierarquizada, tecnicista e superior. A reunião de diferentes conhecimentos e perspectivas foi vital para complementar o processo educativo emancipador. Academicamente, a vivência reforça o mecanismo pedagógico utilizado na disciplina, como estratégia de aproximação dos grupos de agroecologia e da diversidade social. Pessoalmente, os ganhos perpassam o crescimento humano e a ampliação do olhar sobre os processos de desenvolvimento sustentável e os (as) diversos (as) atores/atrizes sociais envolvidos. Por fim, cabe dizer que a Vivência foi importante para guiar processos de aprendizado diversos, pela universidade e sociedade, e a atuação acadêmica vinculada às demandas sociais.||DOI: 10.12957/interag.2016.15919This report aims to share the experiences of a M.A. student in Sustainable Development and Community Work at the Federal University of Lavras (UFLA) and further training through Agroecological Experience, which was made possible in the discipline "Agroecology: ecological transition and sustainability". I intend to briefly show the scope of the Southeast Agroecology Train project for the establishment of teaching, research and community work in agroecological zones. Also, I intend to relate this project with the evaluative activity of Agroecology Experience brought by the aforementioned discipline. Finally, I intend to link my personal experience with the Train and the discipline. The results achieved can be divided into three biases, namely, interdisciplinary, academic and personal gain. The interdisciplinary aspect that pervades the master’s course and reaches the activity of Experience performed outside university walls was extremely rich, after all, as stated by Paulo Freire1, scientific knowledge does not overlap popular knowledge in a hierarchical, technical and higher way. The meeting of different knowledge and perspectives was vital to complement the emancipatory educational process. Academically, the experience reinforces the pedagogical mechanism used by the discipline as a strategy of approach between agroecology groups and social diversity. Personally, the gains pervade the human growth and the broadened perspective of the processes of sustainable development and (the) many social actors. Finally, we mention that the Experience was important to guide several learning processes, for the university and society, and the academic performance linked to social demands.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bambirra, Natércia Ventura | Pereira, Viviane Santos | Vieira, Arnaldo Pereira
Data
29 de junho de 2016
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/15919 | 10.12957/interag.2016.15919
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Interagir: pensando a extensão; n. 21 (2016): JANEIRO-JUNHO; 155-165 | 2236-4447 | 1519-8847
Assuntos
Caravana Agroecológica. Vivência. Agroecologia. | Agroecological caravan. Experience. Agroecology.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion