-
O Grupo de Educação Matemática da UERJ e algumas de suas contribuições para a extensão||The UERJ Mathematics Education Group and their contributions to the community work
- Voltar
Metadados
Descrição
DOI: 10.12957/interag.2016.15925Este relato de experiência tem por objetivo divulgar as frentes de trabalho do Grupo de Educação Matemática da UERJ (GEMat-UERJ), fundado e cadastrado no CNPq em 2013. Este grupo de professores da UERJ e estudantes de licenciatura em Matemática se uniu diante da necessidade de estreitar laços entre a pesquisa acadêmica e a educação básica de maneira dialógica através de um canal que ligasse os licenciandos da universidade ao Instituto de Aplicação CAp-UERJ. Desta forma, foram desenvolvidas várias ações, sendo que algumas delas de cunho extensionista, das quais, particularmente as da linha de pesquisa de Matemática Lúdica do GEMat-UERJ, são apresentadas em mais pormenores neste texto. Sobre esse caráter de extensão, esta comunidade colaborativa oferece Seminários semanais de divulgação de Educação Matemática, abertos e gratuitos ao público, possui projeto de extensão cadastrado no DEPEXT (Departamento de extensão da UERJ), além de possuir um projeto de laboratório de ensino de matemática que tem como foco a formação do professor que ensina matemática, seja esta inicial ou continuada. Existe, por parte do grupo, um forte compromisso com a implementação de ideias que tragam uma aprendizagem mais significativa e crítica da matemática ao estudante e, para isso, trabalha-se com todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: o professor, o aluno e o conteúdo a ser explorado. O GEMat prioriza a pesquisa-ação, valorizando o professor-pesquisador que pesquisa a matemática viável de seu aluno – aquela que ele consegue produzir no momento –, assim como pesquisa e reflete sobre a sua própria prática.||DOI: 10.12957/interag.2016.15925This report aims to publicize research and community projects of the UERJ Mathematics Education group (GEMat-UERJ), founded and registered at CNPq in 2013. This UERJ group of teachers and undergraduate students of mathematics have come together around the need to strengthen ties between academic research and basic education. Through a dialogic process, university preservice teachers are connected to the CAp-UERJ School. Thus, we have developed several fronts, some of which focused on community work, notably those in the line of research of Playful Mathematic from GEMat-UERj, as described in more detail in this text. The collaborative group offers weekly Seminars on Mathematics Education, which are open and free. It also has a community service project registered with the DEPEXT (UERJ’s department for community projects), besides having a teaching laboratory project that focuses on the education of preservice and experienced math teachers. We have a strong commitment to the implementation of ideas that bring to students a more meaningful and critical learning of mathematics. To this end, we work with every side involved in the teaching-learning process: the teacher, students and the content to be explored. GEMat’s priority is action and research, supporting teacher-researchers who dedicate to the mathematics of their students – that which the student can produce at the specific moment. Also, GEMat researches and reflects on its own practice.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Brião, Gabriela Felix | Nunes, Flávia Streva | Silva, Daniela Mendes Vieira da | Domingues, Rebeca Lugão de Lima | Nascimento, Carolina Azevedo França do
Data
29 de junho de 2016
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/15925 | 10.12957/interag.2016.15925
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Interagir: pensando a extensão; n. 21 (2016): JANEIRO-JUNHO; 145-154 | 2236-4447 | 1519-8847
Assuntos
Comunidade colaborativa. Jogos. Formação de professores. CAp-UERJ. | Collaborative community. Games. Teacher Education. CAp-UERJ.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion