-
ESCOLA CONTEMPORÂNEA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E CULTURA DE MASSA
- Voltar
Metadados
Descrição
O objetivo deste estudo consistiu numa análise acerca do uso que a instituição escolar contemporânea faz das histórias em quadrinhos. Assumimos que as histórias em quadrinhos pertencem ao universo de produtos relativos ao fenômeno da Indústria Cultural do século XX. Para tanto, buscou-se situar o referido gênero enquanto objeto da ciência, bem como o aspecto ideológico que lhe é inerente para, posteriormente, problematizar seus usos na escola contemporânea. Quanto à metodologia, a presente pesquisa enquadrou-se na investigação de cunho bibliográfico, cujo referencial teórico nos permitiu situar as histórias em quadrinhos no campo da cultura de massas através da sociologia crítica de Bourdieu (1996; 2004; 2008). Para a compreensão do contexto das HQs e o seu caráter ideológico, apoiamo-nos no pensamento de Morin (1997); Ortega y Gasset (2005); Eco (1991). Para a compreensão da escola contemporânea, buscamos em Canário (2006) fundamentos que nos permitissem compreender os sentidos da constituição escolar que, em nossa análise, tornaram-se fundamentais para o encaminhamento de uma resposta. Nossa hipótese central consistiu na verificação de que a escola contemporânea, marcada por um espírito jovial que se manifesta na medida em que se distancia, com total aversão do “arcaico” e “tradicional”, confirma, ao alinhar-se politica e ideologicamente a ideia de inovação, a lógica de mercado e da constante renovação. A partir dessa característica geral, nossa análise nos permite observar que a incorporação de produtos oriundos da cultura de massas, no ambiente escolar, quando não passam por reflexões de cunho rigoroso, cumprem o papel de “purgação” da tensa relação que se vive no interior da instituição. Dentre outros aspectos, as histórias em quadrinhos são deformadas e transformadas em veículos didáticos por excelência, o que revela o desgaste dos modos de ensino, desvelando assim uma sutil forma da reprodução social.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Quiroga, Fernando Lionel
Data
11 de outubro de 2016
Formato
Identificador
//www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4607
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516); v. 16 n. 2 (2016); 121-134 | 2317-5516 | 1518-6229
Assuntos
histórias em quadrinhos | cultura de massa | escola contemporânea | ideologia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion