Descrição
A pesquisa apresentada, de caráter qualitativo, apresentou e analisou o processo de alfabetização científica por meio da produção de Histórias em Quadrinhos (HQs) em uma disciplina realizada na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, envolvendo alunos de graduação. Faz-se necessário promover a alfabetização científica ao considerar a indiferença da maior parte do público sobre a ciência, vista como distante de seu cotidiano e restrita aos cientistas e pesquisadores. Além disso, há a preocupação social envolvida neste processo, relacionando ciência, tecnologia e sociedade. Escolheram-se as HQs como ponto principal do trabalho devido as suas características, que permitem a utilização de texto e imagem para transmitir uma informação ou mensagem. Com o objetivo de promover a alfabetização científica dos alunos e difundir a prática da divulgação científica por meio das HQs, foram elaboradas aulas e oficinas com temas relacionados à química, que variaram desde uma oficina de experimentos a visitas técnicas em laboratórios de pesquisa. Além disso, foram realizadas aulas de desenho e histórias em quadrinhos, de forma a demonstrar técnicas e conceitos relacionados. Ao final das atividades, os alunos elaboraram uma HQ para divulgação da química. Os resultados obtidos na pesquisa permitem evidenciar que o processo de alfabetização científica foi alcançado e demostra o potencial que as HQs possuem para ser utilizada na divulgação de ciências, contribuindo para ampliar as práticas nessa área.