Descrição
Os óculos se destacam por sua função social considerando os dependentes deste produto em sua condição de órtese. O projeto das armações demanda pesquisas, além das resoluções formais e estéticas, considerando os aspectos perceptivos, subjetivos e emocionais, que despertem a afeição especialmente do público infantil com este objeto. Portanto, a pesquisa realizada teve o objetivo de definir diretrizes para o projeto de óculos infantil, através da abordagem do Design Centrado no Humano, sendo considerado os stakeholders: as crianças usuárias, os cuidadores, os oftalmologistas e os atendentes das óticas. Esse artigo é um recorte da coleta de dados realizada com os cuidadores das crianças usuárias das armações, contendo os resultados obtidos e um paralelo com os resultados oriundos dos demais stakeholders. O método adotado foi o questionário escrito com caráter qualitativo, com análise de conteúdo que definiu cinco categorias aprioristicamente. A pesquisa com os cuidadores contribuiu para que as diretrizes para o projeto de óculos infantil contemplassem informações cotidianas, os aspectos emocionais e comportamentais entre o usuário e o produto pesquisado.