Descrição
Este artigo apresenta reflexões sobre os elos entre a Geografia e a Literatura e propõe a inter-relação das duas linguagens como modo de enriquecer as leituras do espaço geográfico nas salas de aula da Educação Básica. É possível encontrar, nas diversas modalidades
literárias – poemas, romances, crônicas, contos –, representações do mundo vivido. Por meio de narrativas do cotidiano, simbolização da cultura dos lugares e paisagens e alusão a elementos da natureza, a linguagem subjetiva da Literatura pode aguçar a sensibilidade
e o imaginário dos alunos e potencializar o conhecimento geográfico. A concepção de que a Literatura dialoga bem com a Geografia é o viés para que os professores de Geografia Escolar desenvolvam propostas interdisciplinares. Propostas que, ao buscar contextualizar e significar os conhecimentos da Geografia Escolar, contemplem textos literários nos quais os conteúdos e cenários tenham relação com o mundo vivido dos alunos. Nesta perspectiva, desvelar diferentes aspectos das sociedades, das paisagens e dos modos de existir humano em obras literárias pode trazer importantes contribuições para o ensino-aprendizado da
Geografia Escolar.