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Ensino de química por investigação em um centro de educação de jovens e adultos
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Metadados
Descrição
Este trabalho tem como objetivo apresentar aos alunos de ensino médio de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), a abordagem investigativa no ensino experimental de Química. Desenvolveram-se atividades experimentais sobre reações químicas utilizando demonstrações investigativas. A escolha do tema deve-se ao fato de possibilitar estabelecer relações entre a experiência vivida e as reações químicas ocorridas no cotidiano dos alunos, de modo a contribuir com a construção do conhecimento, proporcionando uma maior aprendizagem na disciplina de Química. No presente trabalho, o professor apresenta atividades experimentais realizando as problematizações, no intuito que os alunos interajam com as atividades propostas. Posteriormente, solicita que os alunos se organizem e procurem encontrar atividades experimentais sobre reações químicas que serão socializadas e apresentadas para os colegas de sala, com a perspectiva de aplicar o conhecimento diante de novas situações. Isso vem verificar se os alunos são capazes de mobilizar os saberes construídos diante de outros contextos. A análise dos registros realizados pelos alunos a respeito das atividades realizadas permite inferir que aulas com cunho investigativo devem estar mais presentes no decorrer das aulas de Química. E o professor deve estar atento quanto à retomada e complemento de conceitos, fazendo uso de problematizações. Pois trata-se de um público que, na maioria das vezes, ficou muito tempo fora da escola. Além disso, com este tipo de atividade é possível que os alunos do CEJA sintam-se mais tranquilos para expor suas dificuldades e procurar solucioná-las. Sendo assim, a abordagem investigativa aparece como um importante elemento para contribuir com a busca de conhecimento.
Os Centros de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso objetiva a alfabetização e a escolarização dessas pessoas e é neste sentido que buscamos entender as expectativas, possibilidades e potencialidades desses alunos, fazendo com que tenham acesso ao conhecimento através de atividades experimentais problematizadoras e investigativas, de modo que efetivem os seus direitos em receber uma educação de qualidade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Francischini Vidrik, Elisandra Chastel | Mello, Irene Cristina de
Data
15 de julho de 2016
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42331 | 10.5216/rp.v27i1.42331
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Revista Polyphonía
Fonte
Revista Polyphonía; v. 27 n. 1 (2016): Dossiê Escolas Criativas; 555-571 | 2238-8850 | 2236-0514
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion