-
A transnacionalização de objetos escolares no fim do século XIX||The school objects transnationalization at the end of the 19th century
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo propõe reflexão sobre a transnacionalização2 de objetos escolares no fim do século XIX, dando especial atenção às carteiras. Nesse período de estruturação da escola moderna, pública e obrigatória em muitos países do Ocidente, observa-se uma circulação internacional de discursos e saberes sobre o corpo infantil, o corpo do cidadão escolarizado, no âmbito da higiene pública e escolar. Ao lado das questões pedagógicas, médicas e higiênicas, a industrialização, as inovações tecnológicas e a globalização propiciam a fabricação e a difusão de um novo objeto que se tornaria cada vez mais imprescindível ao funcionamento das instituições de ensino, a carteira escolar. A partir da análise dos catálogos das indústrias de mobiliário escolar, discorro sobre os modelos de carteira mais hegemônicos, expostos nas exposições universais do século XIX. Destaco as empresas norte-americanas e francesas que disputavam a liderança do mercado de mobiliário escolar, num contexto em que a escola emerge como um importante mercado consumidor. Por meio do relatório do jury da Exposição Pedagógica de 1883, no Rio de Janeiro, é possível perquirir as características técnicas e higiênicas que, no Brasil, estavam sendo apreciadas na fabricação das carteiras. Como resultado, evidencia-se a via de mão dupla da relação entre escola, indústria e Exposições Universais. De um lado, a escola movimenta o mercado. De outro lado, o Estado depende do mercado para produção, em grande quantidade e em curto tempo, de um mobiliário padronizado que corrobore a expansão do ensino.||This article aims at reflecting about the school objects transnationalization3 at the end of the nineteenth century, focusing on the chairs. During this structure period of the modern, public and mandatory school, in many western countries, it was seen an international circulation of speeches and knowledgmentes about the children's body, the school citizen body, in the Public Hygiene and School field. Besides the pedagogical, medical and hygienic issues, the industrialization, the technological inventions and the globalization, propitiate the manufacturation and the difusion of a new object that would be much more necessary to the functioning of the teaching institutions, the school desk. Through the school furniture industries' catalogues, I argue about the desk more hegemonic patterns, exposed at the twentieth century Universal Expositions. I highlight the American and French factories which disputed the leadership of the school furniture market, inside a context in which the school emerges as an important consumer market. Through the Jury Report of the Pedagogical Exposition in 1883, in Rio de Janeiro, it is possible to notice the technical and hygienic features that, in Brazil, were taken into account when the desks were made. As a result, it is evident the two way street relation among school, industry and the Universal Expositions. On the one hand, the school rotates the market. On the other hand, the State depends on the market for production, in a high quantity and in a short period of time, of a standard furniture which improves the teaching expansion.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Alcântara, Wiara
Data
1 de agosto de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/122775 | 10.1590/1982-02672016v24n0204
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
Fonte
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 24 n. 2 (2016); 115-159 | 1982-0267 | 0101-4714
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion