-
Debret, professor de desenho: gravuras inéditas da coleção da Bibliothèque nationale de France||Debret, teacher of drawing: unpublished prints from the collections of the Bibliothèque nationale de France
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo apresenta e discute três conjuntos de gravuras inéditas de Jean-Baptiste Debret (1768-1848) encontradas nas coleções do Département des Estampes et de la Photographie da Bibliothèque nationale de France, em Paris. O primeiro grupo foi gravado por Gilles-Antoine Demarteau (1750-1802) em 1802; os outros dois foram gravados por L. M. Petit entre c. 1810-1813, o Nouveau Recueil Élémentaire de Dessin e as Têtes d´étude d´après David. A pesquisa busca fazer uma filologia histórica dessas gravuras, discutindo questões de autenticidade, atribuição, finalidade e correspondência com obras semelhantes do período. A metodologia adotada foi a análise e a comparação de bibliografia sobre o tema, de documentos de época e o cotejamento das informações levantadas com os dados já conhecidos sobre a biografia do artista. Os objetivos principais deste trabalho são tentar compreender quais as particularidades dessas pranchas em relação a outros exemplares da mesma época, como essas imagens se inserem no contexto da produção de estampas didáticas no início do século XIX, e como a carreira francesa e brasileira do pintor pode ser reinterpretada a partir das informações colhidas e dos debates sugeridos.||This article presents and discusses three sets of prints by Jean-Baptiste Debret (1768-1848) discovered at the Département des Estampes et de la Photographie of the Bibliothèque nationale de France, in Paris, and so far not yet published in Brazil. The first group was engraved by Gilles-Antoine Demarteau (1750-1802) in 1802; and the other two by L. M. Petit between c. 1810-1813, the Nouveau Recueil Élémentaire de Dessin and the têtes d´étude d´après David. The primary aim of this research is to produce a historical philology of these engravings, discussing topics related to authenticity, attribution, goals and correspondence to other similar works of the same period. Secondary aims encompass trying to understand the peculiarities of these plates, how do they fit into the context of pedagogical prints production at the beginning of the 19th century, and how its author’s French and Brazilian careers can be reinterpreted by the means of the new data and the suggested discussions. The adopted methodology was based on the analysis and confrontation of concerned bibliography, documents and information already known about the artist´s biography.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Jorge, Marcelo | D’Angelo, Biagio
Data
1 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/126848 | 10.1590/1982-02672016v24n0308
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
Fonte
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 24 n. 3 (2016); 199-268 | 1982-0267 | 0101-4714
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion